agencia de branding

Como empresas tem construído uma presença forte nas Mídias Sociais

Atualmente, é essencial ter uma presença robusta nas mídias sociais. Em média, passamos quase duas horas em diferentes canais de mídia social todos os dias. Essa é uma ótima oportunidade para todas as empresas, independentemente do tamanho. Se você desenvolver uma forte presença nas mídias sociais, os usuários da Internet passarão parte desse tempo em seus canais de mídia social.

Construir presença e envolvimento social é uma oportunidade única para:

Por que a presença na mídia social é importante?

Para ser honesto, sua marca está completamente perdida sem a presença da mídia social. Muitos clientes consultam os perfis de mídia social das marcas antes de fazer uma compra. Além disso, Instagram, Facebook ou YouTube são ótimas plataformas para realizar campanhas de marketing e influenciadores.

As mídias sociais também são um local natural para procurar feedback sobre seus produtos. Mais e mais clientes usam diferentes canais de mídia social para registrar uma reclamação. Monitore essas menções e você terá acesso aos desejos e necessidades de seus clientes.

Sem uma forte presença na mídia social, você perderá muitas oportunidades para atrair e converter novos clientes e encantar os antigos. Construir uma forte presença na mídia social é tão indispensável quanto o sol nas férias na praia ou na neve para esquiar.

Como melhorar sua presença nas mídias sociais?

Sua presença na mídia social deve incluir:

  • Atualização regular nos mais diferentes canais de mídias sociais;
  • Criar e envolver comunidades on-line em torno de sua marca;
  • Monitorar suas atividades e ajustar sua estratégia de acordo com elas.

Então, por que ainda identificamos tantos perfis on-line que não estão usando todo o potencial do marketing de mídia social? O principal motivo é que eles não têm um plano de mídia social de forma estratégica e planejada.

Para melhorar sua presença nas mídias sociais, você não precisa de uma divisão totalmente nova ou de um funcionário de longo prazo com uma agência externa. Você impulsionará seus negócios nas mídias sociais com essas etapas fáceis.

Vamos a elas!

1. Identifique seus problemas

A verdade simples é que você não pode resolver um problema se não souber qual é.

É sempre uma boa ideia analisar sua presença atual nas mídias sociais e realizar uma auditoria. Anote seus objetivos, atividades em andamento e possíveis ameaças.

Pense no seu público – quem são eles? O que eles esperam dos seus perfis de mídia social?

É uma boa ideia avaliar os esforços de seus principais concorrentes. Eles têm boas ideias que você pode implementar em sua estratégia de mídia social?

Naturalmente, copiar está fora de questão, mas observe a frequência de seus posts e as parcerias com influenciadores. Sempre há algo a aprender com os líderes da indústria.

2. Configure metas SMART

O segundo passo para melhorar sua presença nas mídias sociais é estabelecer uma meta SMART. Uma grande meta SMART para sua estratégia de mídia social seria:

Aumentar nossas interações de mídia social no Instagram em 25% até o final do terceiro trimestre.

Esse é um objetivo SMART de mídia social porque é:

  • Específico  – temos o canal de mídia social (Instagram) e a métrica que mediremos (interações nas mídias sociais);
  • Mensurável  – podemos medir a meta quando montamos um projeto;
  • Alcançável  – é possível atingir esse objetivo dentro do prazo especificado;
  • Relevante – o objetivo é relevante, pois ajudará a estabelecer uma autoridade de marca;
  • Prazo – defina claramente quando deve atingir a meta.

3. Dê uma olhada no seu público

Você não pode fazer todo mundo feliz, é por isso que sua presença nas mídias sociais deve ser direcionada a um público selecionado com precisão. Para tornar as coisas mais fáceis – conheça seu público!

Dê uma olhada mais profunda nas personas de seus compradores e identifique seus desafios, do que eles gostam e não gostam.

Isso determinará o tipo de conteúdo que você preparará – não faz sentido investir em um filtro do Snapchat se ninguém nunca os usar.

Veja sobre Backlinks è Comprar backlinks de boa qualidade.

Empresas com a melhor presença nas mídias sociais

Enquanto olha para o seu público, examine também seus concorrentes.

Examine quais postagens geraram o maior alcance e interações nas mídias sociais.

Os dados mais críticos incluem:

  • os perfis mais influentes;
  • fontes das menções de marca;
  • o número de interações.

Isso fornece uma ideia geral de como estão os negócios de seus concorrentes. Se estivesse gerenciando a presença de um restaurante nas mídias sociais, por exemplo, teria verificado as fontes das menções mais populares e analisado o público dos influenciadores das mídias sociais.

4. Crie relacionamentos significativos

Maximizar sua presença nas mídias sociais tem tudo a ver com ser social. É mais benéfico para a sua presença nas mídias sociais ter 100 seguidores realmente engajados do que 10.000 seguidores que não interagem com o seu conteúdo.

A contagem de seguidores é apenas uma métrica personalizada.

Algumas dicas para criar engajamento via mídia social:

  • sempre responda a perguntas do seu público;
  • responda a pessoas que mencionam sua marca ou compartilham seu conteúdo;
  • sempre mencione e marque as pessoas que você menciona nas postagens de mídia social;
  • tente responder com um comentário para iniciar uma conversa.

5. Crie um calendário editorial

Consistência é a chave para o sucesso.

Um calendário editorial tem vários benefícios para sua presença nas mídias sociais.

Em primeiro lugar, você terá uma visão geral de todas as plataformas de mídia social. Você não esquecerá nenhum canal e poderá espalhar o conteúdo de acordo com o alcance gerado pela plataforma social.

Em segundo lugar, você descobrirá a melhor hora para postar. Você poderá maximizar seu envolvimento enquanto automatiza alguns dos processos. Isso economizará muito tempo.

Leva tempo para criar um calendário de conteúdo, embora existam ferramentas que o ajudarão, por exemplo, com o CoSchedule. Você terá uma visão instantânea de suas postagens nas redes sociais e poderá agendar fotos e status com antecedência.

6. Ajude seus clientes

A longo prazo, focar em fornecer aos seus clientes conteúdos úteis será muito mais benéfico para o seu negócio do que vender em excesso.

Você pode responder às perguntas de seus seguidores de duas maneiras. Para ambos, a audição nas mídias sociais é incrivelmente útil.

Primeiro, reserve um tempo para identificar e responder a todos os comentários que você vê nas mídias sociais. Eu sei que o número de canais de mídia social pode ser esmagador, mas se relacionar com se público é fundamental para estabelecer uma marca forte nas mídias sociais.

O tempo é essencial aqui. 32% dos usuários de mídia social esperam uma resposta dentro de meia hora e 42% esperam uma resposta dentro de uma hora.

Em segundo lugar, pode haver um problema comum sobre o qual seus seguidores estão falando. É uma boa ideia usar o marketing de conteúdo para responder a essas perguntas. Seus clientes certamente apreciarão sua mão amiga.

7. Aprimore sua presença nas mídias sociais

A otimização de mídia social é muito mais fácil do que a otimização de SEO. Existem poucos ingredientes-chave para perfis de mídia social bem-sucedidos.

Comece configurando a mesma imagem de perfil em todos os canais de mídia social. Idealmente, será o seu logotipo. Seu público-alvo saberá imediatamente se eles estão lidando com o mesmo negócio, independentemente do canal.

Preencha todas as informações necessárias da conta. Sempre que possível, tente incluir um link para seu site e sua hashtag de marca ou palavra-chave relevante.

Desenvolva sua autoridade em um setor compartilhando conteúdo relacionado ao seu nicho. Acione a discussão e mostre sua experiência a um público mais amplo.

8. Aprimore seu conteúdo

É fácil ficar parado e postar o mesmo tipo de conteúdo repetidamente. Mas é chato, não apenas para você, mas também para seus clientes.

Veja quais postagens resultaram no maior envolvimento e tente imitar esses resultados.

Dessa forma, você pode ver o que engaja bem com seu público e produzir mais conteúdo como esse. Você criará conteúdo que as pessoas realmente desejam ver.

Você pode restringir ainda mais os resultados de acordo com os diferentes canais de mídia social. Você poderá preparar um conteúdo exclusivo, que ajudará a estabelecer a presença de sua marca nas mídias sociais. Quando se trata de mídia social de um tamanho, não serve para todos.

9. Seja ativo

Quando você se compromete uma vez com sua estratégia de presença nas mídias sociais, precisa cumpri-la.

As contas de mídia social inativas parecem desleixadas e pouco profissionais. Se você deseja ter uma presença bem-sucedida nas mídias sociais, precisa aparecer todos os dias com conteúdo interessante e fresco.

10. Seja humano

Por último, mas não menos importante – mostre seu lado humano. Sua presença nas mídias sociais é uma chance única de mostrar sua personalidade.

Ninguém quer seguir uma corporação sem rosto e sem caráter. Os canais de mídia social são lugares para mostrar seu senso de humor. Faça uma piada e mostre sua inteligência e esperteza de tempos em tempos.

Aumente sua presença nas mídias sociais com a estratégia certa

Trata-se de implementar pequenas táticas e estratégias que ajudarão a estabelecer seus negócios em vários canais.

Construir sua presença na mídia social é semelhante a qualquer trabalho de posicionamento orgânico no Google, pois é sobre pequenas atividades cotidianas, que no final o ajudarão a desenvolver contas de mídia social com o envolvimento principal.

You Might Also Like
Deixe um comentário