enlutada

Como ajudar uma pessoa enlutada?

Como você já deve saber, o luto não é algo simples de passar. Por isso, saber ajudar uma pessoa enlutada é essencial para melhorar a qualidade de vida daqueles que amamos.

Quando você sabe o que é a morte e entende a sua dimensão, o luto se torna mais fácil, pois entendemos que todos nós vamos morrer um dia e que esse é um caminho natural da vida.

Contudo, esse entendimento pode demorar para ser entendido. Portanto, é preciso buscar formas de ajudar a pessoa enlutada a superar esse período. 

Existem alguns óleos essenciais que podem ajudar nesse momento, principalmente na redução da ansiedade, justamente por ter efeito calmante.

Por isso, se você quer saber mais sobre como ajudar uma pessoa enlutada, continue lendo esse artigo que preparamos para você!

Como ajudar uma pessoa enlutada?

Para ajudar uma pessoa enlutada a superar o luto, é preciso compreender como funciona este processo. 

Quando falamos de “superar a morte de um ente querido” não nos referimos a esquecer essa pessoa – isso é praticamente impossível – mas sim ao processo de adaptação que vivemos para nos encontrar em um mundo em que essa pessoa deixou de existir.

O processo de luto geralmente tem cinco fases: negação, raiva, negociação, dor emocional e aceitação. Estas fases nem sempre são seguidas numa ordem linear, mas conhecê-las pode ajudá-lo a compreender os caminhos que a pessoa que você quer acompanhar vai percorrer.

Claro, você deve ter em mente que cada luto é diferente, porque cada pessoa que faz parte da nossa vida também é. Portanto, uma boa maneira de ajudar uma pessoa enlutada a superar o luto é ouvi-la. 

Não se deve invalidar o seu discurso ou as suas ações. Lhe dê a oportunidade de se expressar; pode não querer ou não estar pronto para falar hoje, mas talvez precise disso amanhã.

O que dizer para ajudar uma pessoa a superar um luto?

Não é o mesmo cuidar de uma pessoa enlutada quando esta já está de luto há algumas semanas do que estar ao lado dela quando o luto ainda é muito recente. 

Nestes primeiros momentos, é comum que ela se encontre bloqueada e atordoada. Portanto, a nossa recomendação é que tente ser o mais concreto possível.

O que queremos dizer com isso? Que, na medida do possível, evite falas genéricas como “me avise se precisar de mim” ou “me ligue se quiser alguma coisa”. 

Embora bem intencionadas e bem recebidas, este tipo de frases geralmente ajudam mais a pessoa que as diz do que a pessoa que vive o luto.

Mostrar interesse e fazer ver que você está disponível é fundamental se você quiser acompanhar uma pessoa enlutada em sua dor, mas se oferecer para coisas mais específicas, como ir às compras ou cuidar de procedimentos legais, também é uma boa maneira de ajudar uma pessoa com seu luto.

A empatia, fundamental para ajudar a superar o luto

É complicado saber o que dizer a uma pessoa que está vivendo um luto agudo. Você deve ter em mente que, provavelmente, nada do que você diz alivia sua dor ou serve de consolo; mas às vezes não há necessidade de dizer nada.

As palavras são uma ferramenta muito poderosa, mas se manter ao lado da pessoa que sofre, ouvi-la quando expressar sua dor, abraçá-la quando chorar ou fazer-lhe a comida se ela não tiver forças, são ações que podem servir de muito mais ajuda neste momento.

Quando você não sabe o que dizer ou o que fazer, use a empatia e o carinho. 

A pessoa pode querer falar do falecido a toda hora e isso é normal. Escute-a e fique ao seu lado.

Como um psicólogo pode ajudar uma pessoa enlutada

Se quiser ajudar uma pessoa a superar o seu luto, mas não tem claro por onde começar, ou tem medo de que a situação também o desgaste, pode pedir ajuda a um psicólogo.

Sabemos que a perda de um ente querido não é uma situação fácil, nem para a pessoa que vive o luto nem para aqueles próximos a ela. Por isso, pode ser muito útil pedir ajuda a um especialista para saber como acompanhar no luto e para poder gerir as suas próprias emoções no processo.

You Might Also Like
Deixe um comentário