Chimarrão engorda?

Muitas pessoas acreditam que o consumo de chimarrão engordar, mas ao contrário, o consumo da erva- mate ajuda na perda de peso. Existem estudos que confirmam que tomar chimarrão ajuda na eliminação das indesejáveis gorduras corporais e do fígado, além de aumentar o bom colesterol e diminuir as taxas de glicose, ou seja, ingerir essa bebida, cientificamente, te faz perder peso.

Um dos princípios que ajuda na perda de peso tomando chimarrão é a cafeína, que tem um efeito lipolítico, ou seja, ela promove a quebra de gordura e eleva os gastos energéticos do nosso organismo. Os brasileiros ingerem em média cerca de um quilo e meio por pessoa de erva-mate. A região sul do país e o Mato Grosso esse média pode ultrapassar, tranquilamente, dois quilos por semana.

A única recomendação para tomar chimarrão é a forma que ela é ingerida. A água do chimarrão não pode ser fervida, então é servida em temperatura média de 80º, o que não é ideal para a nossa saúde. A ingestão de alimentos e bebidas muito quentes esta relacionado com o câncer de boca e de esôfago, o estado de Rio Grande do Sul lidera o ranking com o maior índice de pacientes com estes tipos de câncer. Nesse quesito, o tererê, que é uma espécie de chimarrão frio tem vantagem, apesar de que os estudos não comprovaram os efeitos dos compostos químicos com a bebida fria.

chimarrao engorda

As propriedades da erva-mate

Pesquisadores afirmam que a erva-mate tem propriedades terapêuticas e um dos princípios ativos encontrados em altas doses é o ácido cafeico. Estes, por sua vez, são excelentes condutores antioxidantes e seu principal papel é o de proteger as células sadias do nosso organismo. O ácido cafeico retarda o envelhecimento, previne doenças, entre outros benefícios.

Erva-mate é usada desde o século XVI

Alguns historiadores confirma o uso da erva-mate pelos colonizadores espanhóis como remédio para curar ressaca, pois eram habituados a beber muito álcool. Os jesuítas a chamavam de erva do diabo porque deixava os índios em estado de euforia. Tudo isso contribuiu para a apreciação e a utilização da erva-mate desde o século XVI em toda a América do Sul.

Afinal, chimarrão engorda?

Definitivamente não engorda, ao contrário, ele te ajudará no processo de perda de peso porque é diurético, além de ser um estimulante, o que é ideal para dar energia para as atividades físicas, te fazendo ter um gasto calórico maior.

Porém, o chimarrão não te auxiliará na perda de peso se não houver uma mudança dos seus hábitos alimentícios. De nada vai adiantar você tomar vários litros de chimarrão diariamente e sua dieta conter muitos açúcares, gorduras e carboidratos. O equilíbrio é necessário para a obtenção de resultados positivos. Com uma dieta equilibrada, exercícios físicos regulares e a ingestão moderada do chimarrão, você terá uma diminuição dos quilinhos indesejados e não engordará. Agora já sabemos que o chimarrão não engorda e que nos traz muitos benefícios, mas não podemos esquecer que uma erva-mate de boa qualidade e procedência também se faz necessária.

You Might Also Like
Deixe um comentário