canibalização da palavra-chave.

Canibalização da palavra-chave: quais os impactos no SEO?

As técnicas de otimização de páginas para a internet, o famoso SEO, se tornaram indispensáveis para o sucesso de um site no mundo virtual. Mas é preciso estar atento a alguns pontos, como o da canibalização da palavra-chave.

Muitas das empresas que atuam no mercado atualmente já sabem que uma das ações que vai garantir um bom posicionamento da sua página nos mecanismos de busca da internet é o uso do SEO (Search Engine Optimization).

No entanto, ao ter essa prática no horizonte, elas também precisam ter um objetivo bastante claro. Em geral, é a geração de tráfego orgânico e o alcance de um bom posicionamento na internet que faz com que o SEO seja utilizado. 

Assim, para que a página de uma empresa de limpeza pós obra conquiste os seus objetivos, ela precisará receber a devida atenção, de maneira que seja possível manter a estratégia de otimização sempre no seu maior potencial. 

Mas é preciso ter em mente que manter um alto padrão de qualidade no site, que seja valorizado pelos buscadores, não é uma tarefa simples de ser executada. Afinal, existem vários atributos que afastam os visitantes da página e comprometem os resultados do SEO.

Um exemplo que costuma impactar qualquer site da internet é a canibalização de palavras-chave. Essa prática se torna prejudicial, impactando negativamente a otimização de uma página nos buscadores. 

Sendo assim, entender melhor o que é a canibalização de palavras-chave, como evitar que isso aconteça e saber quais são os impactos disso no SEO de um site é fundamental. 

Entenda o que é a canibalização da palavra-chave

Pode ser que uma empresa especializada em laudo pericial insalubridade e periculosidade decida investir em técnicas de SEO para que a sua página conquiste mais visitantes e esteja entre os primeiros links vistos nos resultados de pesquisa. 

Dessa forma, para que ela tenha um retorno positivo, será necessário tomar alguns cuidados para que essa prática seja eficiente. Um deles deve ser o de evitar a canibalização das palavras-chave.

Mas afinal o que isso significa? De maneira simples e objetiva, a canibalização de palavras-chave ocorre quando, dentro de um site, existe mais de uma página com o mesmo foco em um determinado termo de pesquisa. 

Ou seja, existem duas páginas concorrendo pela mesma atenção, o que significa que a empresa está concorrendo consigo mesma.

Um exemplo para ilustrar isso é o de um blog que possui um artigo especial que faz uso da keyword câmera de segurança wifi com gravação externa”, mas também tem outras páginas que focam no uso da mesma palavra-chave.

Nesse caso, quando um cliente buscar pelo termo usado nos mecanismos de pesquisa, ele certamente vai se deparar com dois links distintos, mas que levam para o site da mesma companhia. 

É verdade que, em um caso desses, ambos os termos foram ranqueados pelos buscadores. Assim, dentro de uma ferramenta de análise de métricas, é possível ver que existem duas páginas do site bem colocadas, mesmo que em posições diferentes. 

Mas essa pode não ser uma boa conclusão. Isso porque esse acontecimento pode trazer prejuízos para o site, reduzindo a performance de um dos principais links ranqueados pela empresa. 

Como evitar a canibalização de palavra-chave?

Evitar a canibalização de palavras-chave é fundamental. No entanto, pode ser que isso já tenha acontecido, o que vai exigir um trabalho extra para otimizar os próximos conteúdos, principalmente nos casos onde eles são mais extensos.

Sendo assim, é melhor seguir algumas dicas para que o desempenho do site não seja afetado. Existem algumas maneiras que podem ajudar nessa tarefa, sendo elas:

  • Criar uma planilha com as palavras-chave usadas;
  • Listar pautas que serão elaboradas com as keywords escolhidas;
  • Utilizar palavras-chave mais extensas, chamadas de cauda longa;
  • Buscar sempre novos termos para desenvolver outros conteúdos.

Uma das maneiras mais eficazes para evitar a canibalização das palavras-chave é ter uma lista com as que já foram utilizadas no site. Dessa forma, é possível evitar a repetição dos termos em diferentes páginas. 

Além disso, é necessário listar as pautas que já foram criadas com as keywords escolhidas. Assim, depois de escrever sobre tinta para demarcação de estacionamento, por exemplo, novos artigos com outras palavras-chave podem ser criados com tranquilidade. 

Outra dica importante para se prevenir desse problema é a utilização de keywords de cauda longa. Esse é um modo de evitar a repetição constante de palavras-chave em diferentes páginas de um site.

Nesse caso, em vez de simplesmente utilizar o termo “remédio homeopático”, a ideia é deixar a palavra-chave mais específica, transformando-a em “remédio homeopático para gastrite e refluxo”. Essa opção ainda ajuda a tornar a busca mais assertiva.

Por fim, vale a pena mencionar que o uso de novas palavras-chave é sempre importante. Por isso, fazer buscas periódicas para encontrar as keywords utilizadas pelos usuários é fundamental para criar conteúdos que tragam tráfego e ajudem no ranqueamento. 

Mas, se após uma análise mais inspecional das páginas for verificado que existe canibalização de palavras-chave, é indicado realizar algumas ações para resolver esse problema. 

A primeira delas deve ser a realização de uma lista para catalogar as palavras que estão ranqueadas. Depois, deve-se verificar qual link apresenta maior tráfego orgânico e melhor ranqueamento.

Na sequência, é indicado otimizar esses conteúdos trazendo temas que tenham sido trabalhados em outras páginas para complementar o conteúdo que será mantido no site. 

Dessa forma, um artigo sobre limpeza de estofados de carros terá mais autoridade sobre o assunto se tiver um conteúdo mais denso e completo, por exemplo.

O próximo passo é excluir as páginas que apresentam a canibalização de palavras-chave. Mas deve-se fazer utilizando o redirecionamento 301 para a página que será mantida. 

A última etapa é ir até o Google Search Console, colar o endereço da página e solicitar uma nova indexação para ela. Com isso, é possível manter os bons níveis de engajamento na página e resolver as pendências com relação à canibalização de palavras-chave.

2 impactos no SEO causados pela canibalização

Pode parecer que a canibalização de palavras-chave não seja um problema muito grande para um site. Porém, ela traz uma série de impactos nas estratégias de SEO. Por isso, deve ser evitada o máximo possível. Saiba a seguir quais são os principais pontos envolvidos. 

1. Queda no tráfego orgânico

Uma empresa pode desejar que o seu site tenha melhores índices com relação ao tráfego orgânico e ao ranqueamento das suas páginas nos buscadores. Sendo assim, ela deve evitar a canibalização de keywords.

Isso porque um dos impactos mais expressivos é a queda no tráfego orgânico. Os robôs dos buscadores que fazem análises de páginas podem ficar confusos diante desse tipo de situação e identificar uma delas como plágio.

Além disso, duas páginas iguais podem deixar o usuário receoso na hora de clicar. Afinal, ao se deparar com dois conteúdos idênticos, ele pode preferir acessar o link de outro site, que é mais direto e objetivo.

2. Descadastramento de newsletters

Repetir um mesmo tema em vários artigos pode ser um problema também para as estratégias de marketing de conteúdo. Isso porque as novidades do site costumam ser enviadas para o público por meio de newsletters.

Caso os destinatários percebam que muitos conteúdos estão sendo repetidos, isso pode causar um incômodo no público, o que acaba resultando no descadastramento das newsletters da companhia.

Diante de tudo isso, o cenário do SEO pode ser falsamente analisado pela companhia. Afinal, não são as técnicas que deixaram de dar resultados, mas sim a utilização errada das palavras-chave que prejudicou o ranqueamento das páginas do site.

Assim, o impacto mais expressivo e que pode ser sentido em pouco tempo é o da diminuição do faturamento da empresa. Afinal, com menor número de acessos e um ranqueamento prejudicado, o número de novos clientes tende a cair consideravelmente. 

Por isso, para que uma empresa especializada em broca cônica para ferro possa ter um melhor desempenho no seu site, é fundamental utilizar o SEO e estar atento à canibalização das palavras-chave para não comprometer o seu endereço na web.

Considerações finais

Utilizar as técnicas de otimização para mecanismos de busca é importante para o bom desempenho de um site na internet. No entanto, é preciso saber como aplicar cada uma delas para que os resultados sejam positivos.

Entender os possíveis problemas que o uso das palavras-chave de maneira repetida pode trazer para um site é essencial. Um dos que mais salta aos olhos é, sem dúvida, o da canibalização das keywords.

Por isso, após entender mais sobre o tema, não deixe de fazer uma análise do SEO do seu site e faça os ajustes necessários, de modo que as páginas sejam otimizadas e consigam oferecer os melhores retornos possíveis graças ao SEO.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

You Might Also Like
Deixe uma resposta