Baunilha: Benefícios e usos na Cozinha

Nos mitos astecas a baunilha veio de uma metamorfose divina do sangue de dois príncipes amantes cuja união tornou-se impossível.

Estes dados só pode mostram o valor social, cultural e econômico da Vanilla planifolia ou baunilha que o povo pré-colombiano dava para isso, foi isso que foi trago de Veracruz para aromatizar e dava sabor a chocolates que foram oferecidos para a elite social.

Embora pareça que Hernan Cortes chegou a experimentar esta deliciosa bebida, não foi até meados do século XVII, com o desenvolvimento da corte francesa sibarita (a exemplo dos habitantes de Síbaris, que, muito ricos, tinham fama de voluptuosos e indolentes) quando Vanilla começou a ser apreciado no Ocidente.

Sempre a partir de um ponto de vista culinário, tornou-se um produto de luxo, porque é difícil de cultivar. Este obstáculo foi resolvido em meados do século XIX, quando foi descoberto o processo de polinização e secagem padronizada, manuseio e embalagem.

Vanilla é uma orquídea nativa do México epífita videira e, neste momento, é cultivada na América tropical. O fruto é consumido em forma de bainha enegrecida que mantem sementes e folhas de uma flor que só dura alguns dias abertos.

Usos da Vanilla

De acordo com o DNT, este tempero ganhou reconhecimento nos usos na cozinha e também no kit tradicional. Seu odor suave torna também adequado para a preparação de aroma terapia e perfumaria.

baunilha é parte da formulação da Coca Cola e usados, especialmente no cozimento como um curativo para sorvete, batidos, cremes, bolos e pudins. Seu doce aroma apresenta-nos um mundo exótico realçando o sabor de outros alimentos. Vão bem misturados com chocolate, morangos, receitas com leite e frutas tropicais.

Propriedades e benefícios de baunilha

  • Relaxante, calmante e sedativo. Seu perfume delicado nos traz tranquilidade, auxilia a dormir ou combate ansiedade moderada. Então utilizado para perfumes ou fragrâncias de e ambientes.
  • Os antigos astecas atribuídos propriedades afrodisíacas e usado para aumentar a libido e combater a impotência leve. Em sinergia com chocolate (que ajuda a aumentar as endorfinas), as suas propriedades são melhoradas. Ele pode ser consumido no chá ou em mistura com outros alimentos.
  • Contêm eugenol e cumarina com um efeito analgésico semelhante ao ácido salicílico com benefícios comprovados em dores de estômago, dores de cabeça, ou reumatismo muscular.
  • Ele pode ajudar a baixar a febre.
  • É antibacteriano e faz bem para combater infecções bucais e dentais.
  • Também é rica em antioxidantes.

Contraindicações, toxicidade ou riscos

Nenhum relatado qualquer contraindicações de baunilha em todos esses longos séculos, de modo que você pode usá-lo sem nenhum problema especial, tanto como parte de seus pratos, a infusão (cozinhar as vagens e grãos), em tintura ou óleo essencial.

You Might Also Like
Deixe uma resposta