Baunilha: Benefícios e usos na Cozinha

Nos mitos astecas a baunilha veio de uma metamorfose divina do sangue de dois príncipes amantes cuja união tornou-se impossível.

Estes dados só pode mostram o valor social, cultural e econômico da Vanilla planifolia ou baunilha que o povo pré-colombiano dava para isso, foi isso que foi trago de Veracruz para aromatizar e dava sabor a chocolates que foram oferecidos para a elite social.

Embora pareça que Hernan Cortes chegou a experimentar esta deliciosa bebida, não foi até meados do século XVII, com o desenvolvimento da corte francesa sibarita (a exemplo dos habitantes de Síbaris, que, muito ricos, tinham fama de voluptuosos e indolentes) quando Vanilla começou a ser apreciado no Ocidente.

Sempre a partir de um ponto de vista culinário, tornou-se um produto de luxo, porque é difícil de cultivar. Este obstáculo foi resolvido em meados do século XIX, quando foi descoberto o processo de polinização e secagem padronizada, manuseio e embalagem.

Vanilla é uma orquídea nativa do México epífita videira e, neste momento, é cultivada na América tropical. O fruto é consumido em forma de bainha enegrecida que mantem sementes e folhas de uma flor que só dura alguns dias abertos.

Usos da Vanilla

De acordo com o DNT, este tempero ganhou reconhecimento nos usos na cozinha e também no kit tradicional. Seu odor suave torna também adequado para a preparação de aroma terapia e perfumaria.

baunilha é parte da formulação da Coca Cola e usados, especialmente no cozimento como um curativo para sorvete, batidos, cremes, bolos e pudins. Seu doce aroma apresenta-nos um mundo exótico realçando o sabor de outros alimentos. Vão bem misturados com chocolate, morangos, receitas com leite e frutas tropicais.

Propriedades e benefícios de baunilha

  • Relaxante, calmante e sedativo. Seu perfume delicado nos traz tranquilidade, auxilia a dormir ou combate ansiedade moderada. Então utilizado para perfumes ou fragrâncias de e ambientes.
  • Os antigos astecas atribuídos propriedades afrodisíacas e usado para aumentar a libido e combater a impotência leve. Em sinergia com chocolate (que ajuda a aumentar as endorfinas), as suas propriedades são melhoradas. Ele pode ser consumido no chá ou em mistura com outros alimentos.
  • Contêm eugenol e cumarina com um efeito analgésico semelhante ao ácido salicílico com benefícios comprovados em dores de estômago, dores de cabeça, ou reumatismo muscular.
  • Ele pode ajudar a baixar a febre.
  • É antibacteriano e faz bem para combater infecções bucais e dentais.
  • Também é rica em antioxidantes.

Para saber mais dicas como essa, seja um de nossos seguidores no instagram para aprender mais.

Contraindicações, toxicidade ou riscos

Nenhum relatado qualquer contraindicações de baunilha em todos esses longos séculos, de modo que você pode usá-lo sem nenhum problema especial, tanto como parte de seus pratos, a infusão (cozinhar as vagens e grãos), em tintura ou óleo essencial.

You Might Also Like
Deixe um comentário