As batatas são saudáveis? Nutricionistas afirmam que elas podem te ajudar a perder peso

Vamos falar sobre algo importante: as batatas brancas são saudáveis ou não?

Apesar de sua má reputação (obrigado, creme de leite e chips de cebola!), Batatas clássicas têm algumas credenciais de saúde surpreendentemente estelares.

Aqui está a verdade sobre esses saborosos tubérculos – e por que você não deve se sentir culpado por comê-los.

Nutrição da batata branca: quantas calorias tem uma batata?

Batatas podem ser um alimento branco, mas ao contrário de pão ou massa refinada, elas possuem algumas estatísticas nutricionais muito doces . De uma batata média, você obterá:

  • 130 calorias
  • 4 g de proteína
  • 0 g de gordura total
  • 37 g de carboidratos
  • 4 g de fibra
  • 2 g de açúcar
  • 2 g de ferro
  • 48 mg de magnésio
  • 926 mg de potássio
  • 121 mg de fósforo
  • 48 mcg de folato

Quais são os benefícios da batata para a saúde?

Acontece que eles têm muitas vantagens. Aqui estão alguns dos benefícios de saúde destacados da batata branca:

✔️ Eles são uma usina de potássio

Surpresa: uma batata média serve cerca de um quarto do seu potássio diário – mais do que o dobro de uma banana média.

Essa é uma boa notícia, já que ingerir quantidade suficiente do mineral pode ajudar a manter sua pressão arterial controlada.

Também está ligado a níveis de açúcar no sangue mais saudáveis, melhor densidade mineral óssea e até mesmo um risco menor de pedras nos rins, de acordo com o National Institutes of Health.

Além disso, o potássio auxilia na retirada de toxinas e oxidantes desnecessários de nosso organismo.

Outra forma de conseguir o mesmo resultado é usando detox caps, potentes cápsulas detox que limpam todo o seu organismo.

Você pode conhecer mais sobre o mesmo no detox caps site oficial.

✔️ Eles fornecem combustível de longa duração

Sim, as batatas estão repletas de carboidratos. Mas eles também são carregados com fibra e isso faz toda a diferença.

As fibras retarda a absorção dos açúcares naturais da batata, para que os níveis de açúcar no sangue fiquem estáveis em vez de aumentar e diminuir rapidamente. Isso se traduz em energia estável e duradoura.

Certifique-se de comer a batata inteira , não apenas a polpa. “Cerca de metade da fibra está na pele”, diz Frances Largeman-Roth , RDN, especialista em nutrição e bem-estar e autora de Eating in Color .

✔️ Eles estão saciando seriamente

Quer evitar a vontade de fazer um lanche – e talvez até perder algum peso? Troque esse pão ou massa por uma batata.

Pesquisas mostram que batatas cozidas são um dos alimentos mais saciantes que existem – e comê-las em vez de macarrão ou arroz pode ajudar você a consumir menos calorias na hora das refeições.

Isso pode ser porque as batatas são carregadas com amido resistente , um tipo de carboidrato que age como fibra e ajuda a mantê-lo sentindo-se satisfeito por mais tempo, Largeman-Roth diz.

✔️ Eles têm coração e estômago saudáveis

Batatas não são boas apenas para sua cintura. Todas essas fibras fazem bem ao resto do corpo também.

Obter volumoso suficiente pode ajudar a reduzir o colesterol, a pressão arterial e a inflamação – tudo isso pode reduzir o risco de doenças cardíacas.

A fibra também beneficia sua barriga. Alimenta as bactérias boas em seu intestino e promove um microbioma mais saudável, mostram pesquisas recentes .

Batata branca vs. batata doce: o que é mais saudável?

Batatas-doces são frequentemente apresentadas como um superalimento completo, então elas devem vencer, certo?

Acontece que é mais uma divisão uniforme. Batatas brancas e batatas-doces são quase iguais em termos de calorias e fibras.

E, embora a batata-doce seja rica em vitamina A , a batata branca contém mais outros nutrientes, como potássio, magnésio , fósforo e folato . Então mude – é bom ter os dois!

E quanto às batatas roxas?

Mais uma vez, a variedade é o tempero da vida, pessoal! Alimentos em tons de violeta, como a batata-doce roxa, são ricos em antioxidantes como as antocianinas, que você não encontrará na batata branca.

Mas isso não significa que você precisa ficar roxo o tempo todo. “Todas as batatas podem se encaixar em uma dieta saudável e comer uma variedade é a chave para receber os benefícios de cada uma”, diz Rebecca Ditkoff , MPH, RD, fundadora da Nutrition by RD.

Como as batatas se comparam aos grãos inteiros?

Batatas estão no mesmo patamar em termos de calorias, carboidratos e fibras. Portanto, ao preparar uma refeição, pense em batatas ou grãos, não em ambos.

“Como regra prática para clientes que procuram controlar seu peso, recomendo que amidos como batatas ou grãos ocupem um quarto do prato”, diz Ditkoff.

(Outro quarto deve ser proteína, e a metade restante deve ser vegetais sem amido, como folhas verdes ou brócolis.)

Como cozinhar batatas brancas?

Batatas fritas ou batatas gratinadas tradicionais nunca vão passar por saudáveis, já que geralmente são preparadas de uma forma que acumula calorias e gordura extras.

Para colher os benefícios saudáveis das batatas, siga ideias de preparação mais saudáveis, como estas:

Café da manhã: Por que se limitar a torradas de batata doce ? Dê o mesmo tratamento em fatias finas de batata branca e cubra com abacate amassado e um ovo pochê, diz Ditkoff.

Almoço: Transforme uma batata assada simples em uma refeição satisfatória, cobrindo-a com peru ou pimenta preta de feijão e um bocado de iogurte grego puro.

Jantar: experimente tratar as batatas como croutons. Asse as batatas em cubinhos com azeite, sal e suas ervas favoritas (como alecrim ou tomilho) até ficarem crocantes. Em seguida, use-os como um topper saudável para saladas ou sopas.

E então, ficou alguma dúvida em relação ao conteúdo que trouxemos hoje? COnte a nós, comente abaixo!

Até a próxima!

You Might Also Like
Deixe um comentário