As 5 cidades mais calmas para viver

As 5 cidades mais calmas para viver

Se você pensa em viver em um lugar calmo, tranquilo, com segurança e qualidade de vida, precisa conhecer essas cidades pelo Brasil afora. Confira a lista com 5 nomes. 

Quando o assunto é viver bem, há quem prefira mar, enquanto outros preferem montanhas. Independentemente do cenário, alguns quesitos são importantes na hora de considerar um bom lugar para morar. Entre infraestrutura, educação, trabalho e renda, está a tranquilidade que o local pode proporcionar. 

A procura por cidades mais calmas aumentou, principalmente depois da pandemia de covid-19, quando muitas empresas aderiram ao trabalho remoto. A mudança para o interior passou a ser uma demanda para quem busca mais paz e tranquilidade no dia a dia, longe da agitação dos grandes centros urbanos. 

Pode-se morar em Minas Gerais, em Santa Catarina, no interior de São Paulo ou em qualquer outro cantinho do Brasil ou do mundo, o importante é que seja uma cidade acolhedora para nos proporcionar a sensação de lar.

Então, vamos à lista das cidades mais calmas para fixar moradia, usufruir de paz e tranquilidade? Continue a leitura. 

Os melhores lugares para viver com qualidade de vida e tranquilidade 

Cidades com menos de 100 mil habitantes tendem a ser mais pacatas e menos agitadas que os grandes centros, onde há uma enorme concentração de pessoas, comércios e carros. Além da quantidade de pessoas, outras características fazem de uma cidade um bom lugar para viver. 

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é medido com base em dados sobre a educação, renda e expectativa de vida. A seguir, conheça as 5 cidades com menos de 100 mil habitantes que estão no topo do ranking de Desenvolvimento Humano e escolha o município onde deseja desfrutar de muita paz e tranquilidade. 

1. Águas de São Pedro (SP)

Para quem deseja uma vida sossegada e rodeada de natureza, Águas de São Pedro é uma excelente opção. Essa estância turística de águas com propriedades medicinais atrai pessoas do mundo todo para visitar e morar. Com menos de 3 mil habitantes, a cidadezinha reserva muitas cachoeiras, restaurantes e uma vizinhança pacata, tudo ainda bem próximo da capital paulista, a 187 km de distância. 

2. Joaçaba (SC) 

Localizada no oeste catarinense, Joaçaba é conhecida como a capital do Vale do Rio do Peixe. Composta por uma população descendente de gaúchos de origem italiana e alemã, a economia da cidade baseia-se na produção agrícola e nas indústrias do setor metal-mecânico. Com 28 mil habitantes, é um lugar com oferta de emprego, melhores médias salariais e qualidade de vida para quem procura sossego e oportunidades. 

3. Vinhedo (SP)

Na  região de Campinas, a 75 km de São Paulo, Vinhedo é destaque nas políticas públicas voltadas para educação, com o título de cidade livre do analfabetismo. Com 71 mil habitantes, o município é conhecido pela produção de uva, os condomínios de alto padrão e parques de diversão, como o Hopi Hari.

4. Nova Lima (MG) 

Com 88 mil habitantes, a cidade localizada na região metropolitana de Belo Horizonte se consolidou como uma região propícia para quem busca a segurança e tranquilidade dos condomínios de alto padrão. Ideal para quem trabalha nos grandes centros da região, mas busca um local mais calmo para morar. 

5. Ilha Solteira (SP) 

Quem sonha em morar em uma cidade do litoral com estilo mais pacato, encontra em Ilha Solteira uma boa alternativa. Localizada a 700 km da capital paulista, o município foi planejado no fim dos anos 60 para abrigar os trabalhadores da Hidrelétrica de Ilha Solteira, por isso tem um alto padrão de urbanização, com atendimento universal de energia, água e  esgoto para os 26 mil habitantes. 

Agora você já conhece alguns municípios pelo Brasil afora que oferecem qualidade de vida aos habitantes. Se você busca por um lugar calmo para viver, use essas informações para escolher uma nova cidade para chamar de lar. 

You Might Also Like
Deixe um comentário