A importância das proteínas em cães

Os cães são animais carnívoros, por isso possuem um sistema digestivo completamente adequado para obter e processar grandes proporções de proteínas essenciais para o organismo do animal desempenhar inúmeras funções.

As proteínas de origem animal caracterizam-se por possuir cada um dos aminoácidos necessários para os carnívoros, nas porções necessárias para favorecer seu crescimento, um metabolismo saudável e um bom estado de saúde em geral. Isso ocorre porque esses tipos de proteínas, ao contrário das proteínas de origem vegetal, são consideradas proteínas completas para cães e gatos.

Este artigo foi uma contribuição do site https://goldenpetstore.com.br, portal especializado na raça Golden Retriever

Que funções as proteínas têm?

Golden Retriever comida
Golden Retriever

As proteínas têm várias funções no corpo dos cães, uma vez que estão envolvidas em tarefas tão variadas quanto a formação de tendões, músculos, cartilagens, cabelos e / ou pele.

O desenvolvimento de cada um dos tecidos do corpo, a função metabólica, o desenvolvimento sexual e também estão presentes na corrente sanguínea, no sistema imunológico e no sistema digestivo, bem como na produção de hormônios, etc.

É por isso que é possível classificá-los em duas classes :

Estrutural

São essenciais para formar e manter não apenas tecido ósseo e muscular, mas também ligamentos e tendões, bem como para a formação de cabelos, unhas e pele.

Metabólico

Eles funcionam como catalisadores nos processos biológicos e na maioria dos hormônios, funcionando como um transporte para a hemoglobina presente no sangue. Da mesma forma, eles são essenciais para o sistema imunológico, uma vez que os anticorpos responsáveis ​​pela defesa do corpo são, de fato, moléculas de proteína.

Quando os cães são filhotes, as proteínas ajudam a construir músculos e tecidos, de modo que um suprimento adequado de proteínas lhes permita crescer fortes e saudáveis. No caso de cães adultos, as proteínas favorecem a manutenção adequada dos cabelos , massa muscular, ossos, pele e cada um dos sistemas vitais.

E enquanto as necessidades de proteínas diminuem à medida que envelhecem, é essencial obter uma ingestão adequada de proteínas .

O organismo do cão obtém a contribuição que requer das proteínas, através do consumo de alimentos , razão pela qual é essencial que, durante toda a vida, os cães tenham uma dieta adequada composta por alimentos especialmente preparados, com a objetivo de cobrir os requisitos nutricionais de cada estágio da vida do cão, de acordo com sua raça, tamanho e estado de saúde.

Importância das proteínas

As proteínas que os cães obtêm através de sua dieta são essenciais, pois, através deles, recebem a contribuição essencial de aminoácidos que seu corpo necessita para realizar a síntese de novas proteínas, o que lhes permitirá fortalecer seus tecidos e massa. músculo, mantendo a condição ideal.

A qualidade das proteínas de que cada animal precisa será estabelecida diretamente por sua digestibilidade; esses digestíveis são geralmente aqueles que possuem aminoácidos essenciais capazes de atender às necessidades do cão, enquanto as proteínas difíceis de digerir tendem a ter um déficit de aminoácidos e são de baixa qualidade.

De tal forma que é de grande importância dar-lhe os primeiros, e isso só pode ser alcançado através de alimentos de boa qualidade .

O organismo do cão não acumula as proteínas que recebe, mas as transporta para os tecidos do corpo que precisam delas e onde são usadas, por isso é essencial tanto o valor quanto a biodisponibilidade das proteínas fornecidas aos cães. E depende deles não apenas a qualidade de vida, mas também o estado de saúde que eles podem ter.

Quando os cães apresentam déficit de proteínas , geralmente apresentam sintomas como: perda de peso, fraqueza e pelagem opaca e áspera.

You Might Also Like
Deixe um comentário