A banana, rainha das frutas, acalma os nervos e a ansiedade

banana é um alimento anti-stress e é o mais benéfico que existe para o sistema nervoso. Isto é devido à grande quantidade de potássio que ela contém.

E o que tem a ver o potássio com os nervos? Muito. Vamos explicar.

A banana e o potássio

Os neurônios são células especializadas em receber e enviar sinais e tem várias prolongações por onde entra e sai esses sinais.

O potássio atua como uma carga elétrica em movimento gerando alguns movimentos de voltagem e na corrente que faz com que sintamos determinadas sensações frente a algo quente, frio, salgado, resistente, etc.

É também responsável por manter a pressão normal dentro e fora das células.

banana contém triptofano, um tipo de proteína que o nosso corpo converte em serotonina, que, juntamente com o efeito do potássio faz com que seja o melhor alimento anti-stress porque acalma os nervos e a ansiedade.

É também um alimento saciante e deve ser incluído na sua alimentação. Confrontando a crença de que a banana engorda, note que 100 gramas desta fruta contêm 100 calorias. Depois de comer uma banana não devemos comer mais comida, pois sua ação saciante nos deixa saciado.

E com a quantidade de potássio que tem ajuda a equilibrar a água no nosso corpo, porque neutraliza o sódio – que nos faz reter líquidos – e, assim, dessa maneira conseguimos eliminar os líquidos. Por esta razão, é incluída em muitas dietas.

Propriedades da banana

A banana é uma bomba de vitaminas e minerais. Ela tem:

  • Vitamina A
  • Vitamina B
  • Vitamina C (com apenas uma banana você consegue um quinto de toda a vitamina C que você precisa em um dia).

Minerais:

  • Ferro
  • Cobre
  • Magnésio
  • Cálcio
  • Zinco (ajuda no fortalecimento do cabelo impedindo a sua queda).

Efeitos de cura das bananas

Graças ao potássio, que elimina a água e o sódio, é um alimento muito eficaz no tratamento de certas doenças tais como a hipertensão, a gota e reumatismo.

Também regula o bom estado dos músculos previne cãibras e fortalece o tecido muscular.

Melhora o estado nervoso (por sua ação elétrica, como vimos) e, assim, ajuda na recuperação da depressão e da ansiedade.

É bom para o coração – melhora a circulação sanguínea, prevenindo acidentes vasculares cerebrais e aumenta a frequência cardíaca, se ela é fraca. É muito bom na luta contra o colesterol.

O seu conteúdo em pectina e fibras ajuda o movimento do intestino, ajuda na digestão e é utilizada para prevenir ou tratar úlceras intestinais e gastrites.

É um alimento altamente recomendado na luta contra a anorexia.

You Might Also Like
Deixe um comentário