8 dicas para melhorar problemas de coluna

8 dicas para melhorar problemas de coluna

Confira dicas que ajudarão na saúde do seu sono

Quando a nossa coluna está doendo sem precedentes, podemos ter a certeza de que algo não está certo. Principalmente quando levamos em conta os nossos hábitos diários, que envolvem alimentação, exercícios, o jeito como dormimos ou até mesmo o fumo.

Por isso é imprescindível ficar de olho em como nos sentamos, se cultivamos ações para o nosso bem-estar, se nos deitamos utilizando o travesseiro ideal, e por aí segue. Se você está com algum problema de dor nas costas, confira abaixo 8 dicas que podem te ajudar!

1. Mantenha-se ativo, fortaleça suas costas

Você pode pensar que ficar parado e descansar são os melhores remédios para dores nas costas, mas a atividade física regular alivia a inflamação e a tensão muscular.

Exercícios de baixo impacto, como caminhar ou nadar, aumentam a força para que os músculos das costas funcionem com mais eficiência. A ioga pode ser especialmente útil, porque promove a respiração profunda e o relaxamento, além de enfatizar o alongamento e a força muscular. Fique longe de abdominais, levantamentos de pernas e toques nos dedos dos pés se tiver dor crônica nas costas.

Inclua exercícios de fortalecimento do núcleo para desenvolver os músculos abdominais mais fortes, que também protegem as costas, proporcionando maior apoio. Se os músculos do seu núcleo estiverem fracos, suas costas terão que trabalhar mais para recuperar a folga, especialmente na parte inferior das costas.

2. Observe seu peso

Quilos extras podem piorar a dor nas costas, deslocando seu centro de gravidade e sobrecarregando suas costas.

3. Fique longe de saltos altos

Os saltos altos podem mudar seu centro de gravidade e forçar a região lombar. Por mais que eles ajudem na composição do look, pense antes de tudo na saúde do seu corpo.

4. Não fume

Todos nós sabemos o quanto o hábito de fumar é prejudicial para a nossa saúde — e isso vai muito além dos problemas com os pulmões. Fumar aumenta o risco de osteoporose, o que pode levar a uma coluna mais fraca e subsequente dor nas costas.

5. Durma na posição certa

Se puder, evite dormir de costas ou de bruços, pois essas posições aumentam a tensão na região lombar. Se você dorme de costas, tente colocar um travesseiro sob os joelhos para obter mais apoio e, se tiver que dormir de bruços, coloque um travesseiro sob os quadris. 

Seu médico pode ajudá-lo e aconselhá-lo sobre a melhor posição para dormir se você tiver dúvidas.

6. Levante com a forma adequada

Você provavelmente já viu fotos ou ilustrações mostrando as melhores maneiras de evitar uma tensão nas costas ao levantar algo pesado. Sempre dobre os joelhos para pegar algo, com os pés afastados na largura dos ombros, em vez de dobrar a cintura para alcançar o objeto com os braços. 

Segurando o objeto próximo ao corpo, estique lentamente as pernas, mantendo as costas retas. Evite torcer as costas de qualquer forma ao levantar objetos.

7. Preste atenção à postura

Ficar em pé e sentado ereto irá ajudá-lo a evitar sobrecarregar as costas. Quando em pé, suas orelhas, ombros, quadris e joelhos devem estar alinhados um com o outro. Se você estiver sentado, certifique-se de ter uma cadeira com bom apoio para as costas e mantenha os joelhos e os quadris nivelados. Nunca se desleixe ou incline-se para o lado.

8. Certifique-se de que sua área de trabalho seja ergonomicamente correta

Passar horas no trabalho debruçado sobre uma mesa pode causar estresse indevido nas costas. Mantenha os pés apoiados no chão e mude de posição regularmente. 

Se você está trabalhando em casa, pode estar perdendo o espaço de trabalho ergonômico que tinha em seu antigo escritório.

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