7 exames que todo homem deve fazer

7 exames que todo homem deve fazer

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres tendem a viver entre 7 e 8 anos a mais que homens, devido ao hábito de realizar exames médicos regularmente.

Os pacientes do sexo masculino, por outro lado, ainda precisam adquirir esse hábito de ir ao médico para realizar os principais exames de homem, realizando um check-up preventivo. 

Dados obtidos pela Sociedade Brasileira de Urologia mostraram, ainda, que 50% dos homens só procuram um médico ou realizam exames preventivos quando são influenciados pela esposa ou filhos. Isso é muito ruim, uma vez que cerca de 30 a 35% de todos os novos casos brasileiros de câncer de próstata são descobertos em estágio avançado.

O indicado é que, independentemente da idade, os homens incluam em sua rotina o hábito de se consultar com um médico para a realização dos exames de homem, considerados essenciais para garantir maior bem-estar e qualidade de vida. 

Quais são os principais exames de homem?

O que poucos homens sabem é que, por meio de alguns exames de homem, é importante realizar o diagnóstico de doenças graves — tais como câncer, diabetes, hipertensão, entre outros. Na maioria dos casos, o pensamento desses pacientes é: não sinto nada, então, não preciso passar com médico ou realizar exames. 

No entanto, muitos dos problemas de saúde se manifestam silenciosamente e, quando o corpo começa a dar os sinais de algo não está bem, o diagnóstico pode ser bastante tardio. Então, é extremamente importante se precaver e realizar os exames regularmente, a fim de se proteger e manter a sua saúde em dia. 

Exames de Sangue

Um dos principais exames de homem é o de sangue, que permite a identificação de diversas doenças. Dentre os tipos de exames mais comuns, podemos citar:

  • Hemograma: examina os principais componentes do sangue;
  • Triglicérides e dosagem de colesterol: tem a função de avaliar o metabolismo das gorduras no organismo, ajudando principalmente no diagnóstico de doenças cardiovasculares;
  • Glicemia em jejum: mede a concentração de glicemia no sangue após um período em jejum, sendo extremamente útil para detectar diabetes tipo 2;
  • Exames de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs): com esse exame de homem é possível detectar doenças sexualmente transmissíveis, tais como: HIV, Gonorreia, Sífilis e Hepatite B. 

Exames de urina

Outro exame de homem bastante simples e que deve ser realizado com frequência é o exame de urina. Ele é bastante eficiente para identificar possíveis infecções urinárias, doenças renais, diabetes, hepatites e doenças diversas que podem acometer de alguma forma o fígado. 

Exames de Próstata

Um dos exames de homem mais conhecidos e necessários, o exame de próstata deve ser realizado a partir dos 40 anos. É feito por meio do toque retal e do exame de sangue que avalia a dosagem do PSA. 

Ele é muito importante para detectar o câncer de próstata. Sendo assim, quando realizado regularmente, pode salvar vidas e elevar as chances de cura para mais de 90%, evitando que o paciente precise realizar cirurgia de próstata a laser

Exame de fezes

Assim como o exame de urina, o exame de fezes é bastante útil para investigar dores recorrentes no abdômen e identificar possíveis parasitas no sistema digestivo. Além disso, esse exame de homem serve para detectar se existe a presença de sangue oculto, indicando desde problemas comuns até possíveis cânceres no trato gastrintestinal. 

Teste ergométrico

Outro exame de homem bastante comum, o teste ergométrico é realizado na esteira, para avaliar o funcionamento cardiovascular. Ele é extremamente importante para identificar precocemente possíveis doenças do coração, que podem muitas vezes não apresentar sintomas recorrentes. 

Durante a realização do teste, eletrodos são colocados sobre a pele do paciente para captar sinais elétricos sobre a frequência e o ritmo cardíaco do paciente. 

Exames cardiovasculares

Mais frequentes em homens do que em mulheres, os problemas cardiovasculares podem ser reduzidos ou evitados por meio de exames específicos. Dentre esses exames de homem podemos destacar o ecocardiograma, aferição arterial, eletrocardiograma, entre outros, que fazem parte do check-up cardiológico. 

Exame de colonoscopia

Indicado para analisar a mucosa intestinal, para identificar algum tipo de alteração ou ferida no local. 

You Might Also Like
Deixe um comentário