7 dicas práticas para aprender e gostar de cozinhar

7 dicas práticas para aprender e gostar de cozinhar

Ao cozinhar em casa, há uma maior propensão à produção de pratos mais saudáveis.

Selecionar cada ingrediente, medir as quantidades adequadas para o seu preparo, lavar as frutas e folhas, remover a casca, colocar para ferver na panela, experimentar a textura e o sabor. Essas são algumas das tantas atividades possíveis quando se pensa em cozinhar.

De acordo com uma pesquisa da National Center for Biotechnology Information, quem costuma preparar a própria comida em casa tende a ter uma dieta mais saudável e com menos açúcar e gordura. Um benefício e tanto para quem busca investir em pratos usando alimentos de qualidade.

Sendo assim, é importante aprender um pouco mais sobre a arte de cozinhar. Desenvolver essa habilidade pode facilitar o seu dia a dia e, principalmente, tornar a sua alimentação mais equilibrada. Confira a seguir algumas dicas práticas para aprender e, é claro, gostar de pôr a mão na massa.

Benefícios de aprender a cozinhar

Antes de seguir para as dicas propriamente ditas, é interessante ressaltar que o ato de cozinhar tem diversos benefícios. O primeiro deles, que inclusive já foi mencionado, é em relação a uma dieta saudável. Ao preparar seus próprios alimentos, você pode fazer escolhas mais inteligentes e equilibradas.

Como consequência, o seu organismo acaba sendo o mais beneficiado. Menos sal, por exemplo, implica em menores riscos de problemas com o coração e os rins. Uma alimentação saudável também reduz as chances de se desenvolver doenças como a diabetes, além de equilibrar as taxas de colesterol, glicose e triglicérides.

Fazendo a sua própria comida você terá menos gastos com restaurantes e fast foods, já que o valor do prato feito em casa, geralmente, sai bem mais em conta. Ao mesmo tempo, você contribui na redução do desperdício de alimentos, especialmente com o reaproveitamento de ingredientes para outras receitas.

Aprendendo a cozinhar

Sabendo de todos esses benefícios, o ato de cozinhar acaba se tornando bem mais atraente do que se poderia imaginar. Veja a seguir as principais dicas para te ajudar nesse processo de aprendizagem tão necessário.

Tenha higiene ao manusear alimentos

Algo básico, mas que não pode ser minimizado é o hábito de manter a higiene no ato de cozinhar. Lave bem as mãos com água e sabão, secando-os com uma toalha antes de colocar a mão na massa.

Faça compras semanais

Frutas, folhas, legumes e verduras são os alimentos que perdem a validade com maior facilidade. Sendo assim, compre-os a cada semana e na medida adequada à sua casa. 

Anote uma lista de compras

Nem sempre podemos contar apenas com a nossa memória, logo é interessante anotar tudo o que você precisa em uma lista de compras. Mais praticidade principalmente para quem tem uma rotina diária mais corrida.

Pesquise receitas mais simples no início

Se você ainda está aprendendo o básico da cozinha, é mais indicado começar por receitas mais simples. Com a prática, você acabará tendo uma noção mais clara das melhores combinações de ingredientes, mas, a princípio, prefira o básico.

Leia a receita passo a passo

Um erro comum é querer inventar um passo a passo seguindo sua própria cabeça ou mesmo tentar modificá-lo, fugindo daquilo que é determinado pela receita. Fazendo isso, as chances da comida ficar ruim são muito maiores. Portanto, leia cada receita e se atente aos ingredientes usados.

Respeite as quantidades e tempo de cocção

A mesma dica é válida em se tratando da quantidade e do tempo de cocção de cada alimento. Para fazer um bolo, por exemplo, é preciso pré-aquecer o forno alguns minutos antes. As massas, por sua vez, tem um tempo máximo para serem cozidas sem ficar desmanchando.

Lave os utensílios enquanto cozinha

Para facilitar a organização do ambiente, é interessante que os utensílios usados, como copos, talheres e pratos, sejam lavados enquanto você espera o seu prato ficar pronto. Assim, você evita que o trabalho fique acumulado para depois das refeições.

You Might Also Like
Deixe um comentário