7 aspectos que você deve observar antes de comprar uma peça de roupa

7 aspectos que você deve observar antes de comprar uma peça de roupa

Quem nunca comprou uma peça de roupa que parecia ótima, mas quando foi vestir em casa — ou após algumas lavagens — não caia mais tão bem, encheu de bolinhas ou encolheu? Essa frustração pode ser evitada observando alguns pontos antes de fechar negócio.

As dicas dessa lista valem tanto para roupas masculinas quanto para as femininas e também garantem que você faça uma compra mais sustentável. Isso mesmo: levar qualidade para casa também é sinônimo de sustentabilidade e tem tudo a ver com o movimento de gerar menos lixo, essencial para o futuro do planeta.

Verifique a qualidade do tecido

Para começo de conversa, a qualidade do tecido é importante para o seu conforto. Tecidos naturais, como algodão, deixam a pele respirar e são mais recomendados que os sintéticos. Além disso, duram muito mais.

No entanto, mesmo que você opte por tecidos sintéticos, alguns são melhores que outros. Verifique a composição na etiqueta e também o conforto no contato com a pele.

Repare no acabamento e costura

Um dos problemas mais comuns de roupas que estragam fácil é descosturar. Por isso, é bom prestar atenção na qualidade do acabamento e se a peça nova já não apresenta alguns fios de linha soltando. Olhe bem também os botões e zíperes. Eles estão bem pregados?

Se você entende um pouco mais de costura, vale virar a peça do avesso e fazer uma análise completa. Mas, mesmo que você seja leigo no assunto, dá para reparar se o trabalho parece bem feito ou não.

Observe o tamanho real

Apesar de existir um certo consenso sobre o padrão, o tamanho das peças costuma variar entre as marcas. Portanto, vale experimentar e verificar o caimento no corpo, mais do que se apegar à numeração da etiqueta. 

Se possível, experimente dois tamanhos (um maior e um menor) para ter um bom parâmetro de comparação. Nunca compre peças que estejam apertadas ou “pegando” em algum lugar, pois há chances de que elas não caibam mais após a primeira lavagem.

Experimente

A melhor forma de garantir que a peça vai cair bem é experimentando e você não deve dispensar essa etapa. Nas compras pela internet, prefira as lojas que informem todas as medidas da roupa e/ou tenham provadores online. 

Se isso não for possível, experimente assim que o item chegar na sua casa, para ter tempo de trocar se não ficar tão bem quanto você imaginou.

Leia as recomendações da etiqueta

Além da composição e tamanho, a etiqueta costuma ter informações sobre a melhor maneira de conservar aquela peça. Algumas não podem ser lavadas na máquina, misturadas com outras cores, secas ao sol ou passadas. Se você não pretende ter esses cuidados no dia a dia, melhor optar por outras peças.

A peça não tem etiqueta? Esse já pode ser um sinal claro de que a qualidade não é tão boa assim.

Desconfie do preço

No quesito qualidade, quase sempre o muito barato é sinônimo de caro. Portanto, desconfie de peças baratas demais e, se possível, opte por marcas nas quais você já conhece e confia.

As promoções podem ser boas oportunidades de comprar boas peças com preços mais atrativos. Mas, especialmente nesses casos, repare bem: muitas peças estão com desconto justamente porque apresentam alguns defeitinhos de fábrica — e uma loja honesta deve te informar isso, claramente.

Avalie a versatilidade

Você pode ter algumas peças diferentes no guarda-roupa, mas, de modo geral, é sempre bom avaliar a versatilidade do item que você está comprando. De preferência, opte por aqueles que vão combinar com diferentes looks e ocasiões. 

Também é bom pensar bem antes de investir naquela peça da moda que não tem muito a ver com o seu estilo. Pode ser que, no fim das contas, você nunca use.

You Might Also Like
Deixe um comentário