6 dicas para acalmar seu pet durante uma consulta veterinária

6 dicas para acalmar seu pet durante uma consulta veterinária

Todos nós sabemos da importância de uma visita rotineira ao veterinário. No entanto, para muitos pets essa situação é extremamente estressante, deixando seus donos sem saber o que fazer.

Contudo, as consultas veterinárias não podem ser deixadas de lado. É por isso que listamos aqui algumas dicas para aliviar o estresse e melhorar o comportamento do seu bichinho de estimação durante as consultas.

Por que alguns pets têm medo do veterinário?

Muitas pessoas se perguntam por que os seus cães ou gatos têm medo de uma simples consulta no veterinário. Para entender isso, é preciso se colocar no lugar do pet e imaginar como tudo ocorre em sua cabeça.

Primeiramente, a consulta é um fator inédito para seu bichinho de estimação. Toda a experiência bombardeia o pet com muitas informações, seja o lugar novo, pessoas diferentes, cheiros que eles não estão acostumados e mais um monte de coisas.

Para consultas veterinárias em que serão necessários exames ou análises do sangue do animal, é normal que ele se sinta incomodado com essas situações.

Além desses fatores, ainda ocorrem as ocasiões em que o seu pet está se sentindo mal e é levado ao veterinário, o que cria uma associação entre o que ele estava sentindo com o lugar do consultório veterinário.

Por esses motivos, é normal que alguns pets fiquem traumatizados com as consultas.

6 dicas para acalmar seu pet no veterinário

1. Ofereça um petisco antes da consulta

Qual cachorrinho ou gato não ama um petisco? Para deixar seu pet mais feliz e relaxado antes da consulta veterinária, dê a ele um petisco. Essa ação será ainda melhor se você oferecer o petisco preferido dele.

Dessa forma, o seu bichinho de estimação já chega mais feliz no consultório e pode associar a visita ao veterinário com seu petisco favorito.

2. Invista em brinquedos

Uma dica valiosa para os pets que adoram brincar é levar seus brinquedos preferidos para as consultas. Isso faz com que ele se sinta em casa e tenha alguma distração durante a espera pela consulta.

3. Tente manter o veterinário que se dá bem com seu pet

Como já foi falado, a ida ao veterinário pode ser estressante para seu bichinho por conta de inúmeros fatores, e um deles refere-se às novidades. 

Por isso, procure manter as visitas em um mesmo veterinário. Dessa forma, seu pet irá se acostumar tanto com o ambiente quanto com o profissional.

4. Leve seu pet para outros passeios

Ao levar o pet ao veterinário, é comum que os donos procurem ir de carro para o melhor conforto. 

Sendo assim, se for possível, procure levar seu animalzinho para outros passeios de carro, para evitar a associação entre carro e veterinário.

5. Carinho nunca é demais

Durante a consulta, caso você perceba que seu pet está ficando com medo ou até mesmo estressado, procure dar carinho a ele, abraçá-lo e fazer as coisas que ele mais gosta.

6. Vá ao veterinário regularmente

Por fim, a última dica é bem abrangente. Ir ao veterinário regularmente não é bom apenas para acostumar seu pet a essa situação, mas sim para checar se a saúde dele está boa.

Contudo, com visitas regulares, você faz com que seu pet se acostume com essas situações, tornando-as menos estressantes ou traumáticas.

O que fazer se o meu pet ficar muito estressado no veterinário?

Primeiramente, em situações extremas e se tratando de pets que possuem comportamento agressivo, algumas coisas podem ser feitas.

A primeira delas é o uso da focinheira. Ela pode ser usada em cães que tentam atacar o veterinário ou até mesmo o próprio dono em situações nas quais se sente acanhado.

No entanto, alguns cães não facilitam na hora de colocar a focinheira, por isso é necessário uma pessoa com técnicas de manuseio para aplicá-la de maneira correta.

Alguns animais também sofrem de ansiedade. Por isso, nos casos extremos, é necessário que a ansiedade seja controlada a base de remédios. No entanto, um tratamento desse tipo deve ser avaliado por um veterinário especialista. 

Por fim, também é possível encontrar um veterinário que faça visitas domiciliares. Neste caso, é provável que o seu animal se sinta mais seguro por estar em casa rodeado de sua família, dos brinquedos que gosta e de tudo que o faz se sentir tranquilo.

You Might Also Like
Deixe um comentário