5 dicas para não abandonar as promessas de fim de ano

Saiba o que pode ser feito para motivá-lo a continuar no caminho certo das metas estabelecidas.

Todo fim de ano é a mesma história: as pessoas fazem uma série de promessas para o novo ano que está prestes a começar, com o intuito de marcar um novo capítulo em suas vidas. Entretanto, apesar das boas intenções e da vontade, muitos não conseguem manter a animação de cumprir o que foi prometido, abandonando as promessas após alguns meses.

O resultado disso são roupas de academia usadas poucas vezes, o curso de línguas trancado ou as aulas de violão abandonadas após três encontros. Mas afinal, o que pode ser feito para não abandonar as promessas e projetos de fim de ano? Conheça 5 dicas imperdíveis do que fazer no texto abaixo.

Faça um planejamento

Um dos fatores que colaboram para que muitas pessoas desistam de suas promessas é a falta de planejamento. Sem ele, com certeza fica mais difícil alcançar as metas pessoais e de fato crescer como você esperava no fim do último ano. Por isso, é fundamental se organizar e planejar exatamente quais serão os passos necessários para atingir os seus objetivos, evitando assim ficar frustrado por não realizá-los.

Assim, anote em um papel quais são as etapas que precisam ser superadas antes de cumprir uma promessa. Por exemplo, se você deseja aprender a falar uma nova língua, precisa pensar primeiro em pesquisar por uma escola de idiomas ou professor particular. Depois, se certificar que tem condições financeiras para ter essa despesa sem causar problemas. Outro passo é definir horários ao longo da semana para praticar o que foi estudado e fazer exercícios de fixação, mas sem prejudicar a sua rotina.

Quanto mais detalhes você colocar para cada um dos seus objetivos, mais clareza você terá para dar o próximo passo. Afinal, com este método, você estará dividindo uma tarefa muito grande em várias menores – mas que são realizáveis mais rapidamente.

Trace metas menores

Seguindo a linha da dica anterior, uma forma de permanecer motivado com suas promessas é traçar metas menores, mas que são realizáveis de forma mais simples. A promessa de fim de ano trata-se de uma resolução, e “resolução” significa resolver um problema, sendo que problemas são resolvidos pouco a pouco.

Assim, quanto mais simplificadas forem as metas, mais você se sentirá encorajado a continuar evoluindo. Por exemplo, a meta de perder 10 kg de peso é bem grande e exige muito esforço. Mas deixar de comer pizza no final de semana é algo mais acessível e que você controla com mais facilidade. Depois, você pode cortar também doces e refrigerante da sua dieta. Em seguida, começar a praticar exercícios, mesmo que uma vez por semana e depois, em mais dias. Com o passar do tempo, a meta inicial estará bem mais acessível.

Especifique o que pretende alcançar

Promessas muito vagas também são um problema na hora de buscar ânimo para cumpri-las. Um exemplo clássico é que muitas pessoas têm o desejo de investir mais em suas carreiras profissionais, mas não sabem que curso querem fazer, como isso será feito, quais os recursos necessários, entre outros fatores.

Assim, quanto mais especificado for a sua meta, mais chances você terá de realizá-la. Nesse caso, o melhor a ser feito é investir em um curso de pós-graduação, que pode ser um diferencial gigantesco no mercado de trabalho.

Comunique e atualize o seu círculo social

Uma maneira simples de não abandonar suas promessas é contá-la para os seus amigos e familiares. E isso é comprovado cientificamente, já que segundo um estudo feito pela Universidade da Carolina do Sul, os indivíduos que compartilham suas resoluções no seu círculo social conseguem se sair melhor do que aqueles que não contam para ninguém.

Isso acontece porque o comprometimento público faz com que a pessoa acabe sendo cobrada pelas demais, além dela mesma. Dessa forma, ela fica ainda mais motivada em continuar cumprindo seus objetivos.

Use métricas para acompanhar o seu desenvolvimento

Por fim, também é importante utilizar métricas para medir o seu progresso. Essas medidas servem como uma orientação, que deixarão mais claro se você está no caminho certo ou se são necessários ajustes nos seus hábitos e rotina para não se desviar do que precisa ser feito.

You Might Also Like
Deixe um comentário