4 dicas de como manter a postura no dia a dia

4 dicas de como manter a postura no dia a dia

As dores nas costas estão entre as maiores reclamações das pessoas no dia a dia. Seja após um longo dia de trabalho, uma noite mal dormida ou após passar algum tempo de pé, as dores na lombar, no pescoço e até mesmo nas pernas, fazem parte das mais diversas queixas. 

Mas você já parou para pensar que sua postura pode influenciar e muito a sua qualidade de vida? Pois é, manter a postura pode diminuir consideravelmente suas dores nas costas. Por isso, separamos algumas dicas para que você fique longe deste mal que atinge tantas pessoas.

Quando a má postura se torna um problema? 

Quando começa a afetar a sua rotina e saúde, manter a postura se torna uma questão essencial. Afinal, ninguém quer passar o dia sentindo dores e desconfortos e precisando procurar maneiras de trabalhar ou realizar suas atividades cotidianas sem sofrer. 

Para muitas pessoas, quando falamos em manter a postura, o primeiro pensamento é relacionado à estética, no entanto, isso vai muito além de beleza. Apesar de colaborar para a elegância e o posicionamento de imagem, a postura correta tem muito mais a ver com qualidade de vida. 

Escoliose, bico de papagaio e tendinite são só alguns dos problemas relacionados à coluna. Por isso, se as suas dores na região da lombar, nos ombros ou no pescoço são constantes, o ideal é procurar um especialista e investigar o problema. 

4 dicas para manter a postura

É fato que nosso comportamento afeta e muito nossa coluna, desta forma, manter a postura o mais correta possível é um meio de evitar problemas maiores. Pessoas que precisam trabalhar por muito tempo na mesma posição precisam se atentar ainda mais. Veja algumas dicas que podem te ajudar:

  • Sente-se da forma certa: esta dica vale para todos, mas principalmente para quem trabalha sentado. Busque manter sua coluna alinhada, de preferência encostada na cadeira e que esta seja a mais adequada para se passar horas sentado. Deixe seus pés apoiados no chão e os braços no apoio da cadeira ou da mesa. 

Não fique muito tempo inclinado para frente, não fique de pernas cruzadas e mantenha os ombros levemente inclinados para trás. No fim do dia, sua coluna agradecerá. 

No começo pode parecer difícil e com muitos detalhes para se atentar ao sentar, mas em poucos dias isso se tornará um hábito.

  • Atenção ao dormir: durma sempre de lado e use dois travesseiros, se possível. Use um dos travesseiros na cabeça normalmente e coloque o outro entre as pernas, para deixar sua coluna com a forma mais natural possível.
  • Faça exercícios: os exercícios são fundamentais para fortalecer ossos e músculos. Caso frequente academia, peça auxílio de um profissional para montar sua rotina de exercícios e não prejudicar sua coluna, ao invés de ajudá-la. Caminhadas, alongamentos e yoga também podem ser bons exercícios para ajudar a manter a postura e evitar dores. 
  • Cuidado com bolsas pesadas: não carregue bolsas ou mochilas muito pesadas, isso pode causar desvios na sua coluna e dores. A principal dica é não colocar o peso em um ombro só. Isso porque o excesso de peso em apenas um lado do corpo causa um desequilíbrio corporal.

Busque ajuda profissional. Dores nas costas são um grande incomodo e quando passam a ser diárias e durante boa parte do dia é necessário buscar ajuda profissional. Somente um especialista pode avaliar seu problema e chegar a um diagnóstico preciso, além de realizar exames, indicar medicamentos e tratamentos. 

Manter a postura é questão de saúde e bem-estar, por isso, se você sofre com dores constantes, mude seus hábitos e busque ajuda. 

You Might Also Like
Deixe um comentário