4 destinos com águas termais para aproveitar no Brasil

4 destinos com águas termais para aproveitar no Brasil

O Brasil é um país enorme, com dimensões continentais, que abriga inúmeros lugares incríveis para se conhecer. Um deles são as águas termais, que são aquecidas através de dois processos. Um deles é pela ação de vulcões e, o outro, pelo calor da própria terra – também conhecido como geotermia.

Muitas vezes, essas águas apresentam temperaturas maiores do que a temperatura do nosso corpo. E, por isso, são ótimas para relaxar e trazer vários nutrientes para a pele, como magnésio, zinco e potássio. 

Por isso, se você ainda não viajou para lugares como Rio quente para conhecer águas termais, mas tem vontade de viver essa experiência, veja alguns lugares imperdíveis!

Caldas Novas (GO)

No interior de Goiás, está localizada a maior estância hidrotermal do mundo. Esse é o destino brasileiro mais famoso quando o assunto são águas termais. Em Caldas Novas, os visitantes relaxam em águas com temperaturas entre 34ºC e 58ºC!

Para conhecer bem o lugar, vale passear pelo Parque Estadual das Serras de Caldas Novas. Além das belezas naturais do lugar, você pode desfrutar da ótima infraestrutura turística oferecida pelos parques aquáticos da região – que são abastecidos com as águas termais que existem no local. Esse destino é ótimo para visitantes de todas as idades – desde crianças até idosos!

Mossoró (RN)

Se você adora o Nordeste brasileiro, Mossoró possui uma das poucas estâncias hidrotermais da região. Na cidade, existe o Planeta Água, um grande complexo aquático com doze piscinas de águas termais cuja temperatura pode chegar a 58 graus. O local possui ainda um lago artificial de mais 10 mil metros quadrados cujas águas são servidas pelas piscinas existentes no parque.

Essas águas são ricas em diversos minerais que trazem efeitos terapêuticos muito benéficos para a saúde – além  de melhorar a digestão, trazer alívios estomacais, prevenir  osteoporose e problemas circulatórios. Isso faz de Mossoró um dos principais destinos para o turismo de saúde.

Foz do Iguaçu (PR)

Localizada no interior do Paraná, na divisa com a Argentina, essa cidade é o principal lugar brasileiro para visitar as belas Cataratas do Iguaçu, uma das maiores cachoeiras do mundo e formada por centenas de cascatas que chegam a 80 metros de altura. 

As cataratas são consideradas patrimônio mundial natural pela UNESCO e possuem mais de 2,7 km de extensão. O que pouca gente sabe é que em Foz do Iguaçu também é possível tomar banhos em águas termais nos complexos turísticos locais.

Além de relaxar em águas com temperatura superior a 36 graus, os turistas ainda podem conhecer a primeira praia termal da região sul do Brasil, abastecida pelas águas termais do famoso Aquífero Guarani!

Barra do Garças (MT)

Outro lugar do Centro-Oeste onde você pode conhecer águas termais deliciosas é Barra do Garças, cidade com pouco mais de 100 mil habitantes localizada no interior do Mato Grosso, a 516 km da capital Cuiabá. 

Ela é marcada por abrigar belas cachoeiras, parques aquáticos e até discoporto (aeroporto de disco voadores). O Parque Municipal da Barra do Garças funciona de terça a domingo, de 8h às 21h. E foi reaberto em 2022, após sofrer uma manutenção em seus vestiários, banheiros e piscinas. 

Na cidade, também é possível visitar a bela Serra do Roncador, onde se pode fazer trilhas e acessar mirantes belíssimos, além de conhecer o melhor da culinária local, que mistura pratos das cozinhas de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, com peixes, churrasco e pequi.

You Might Also Like
Deixe um comentário