3 dicas para aliviar a dor após extração de dente

3 dicas para aliviar a dor após extração de dente

Para muitas pessoas, a extração de dente é um verdadeiro terror. Dessa forma, muitas delas acabam fugindo de consultas ao dentista com medo da dor que esse procedimento pode acabar proporcionando. 

Porém, existem alguns cuidados que podem ser tomados quando o assunto é saúde bucal, para que você não tenha nem que chegar a ter que arrancar os dentes em uma clínica dentária

Existem casos em que o problema já seja um fato consumado, ou a extração seja algo necessário, como tirar o dente do siso, que por algum motivo pode fazer mal a sua saúde. Nesses casos, há uma solução. 

Desse modo, confira a seguir tudo o que você precisa saber antes de arrancar os dentes e veja algumas dicas que podem ajudar a aliviar o desconforto causado pela extração. 

Quais problemas mais comuns pós extração?

A extração de dentes é muito comum. Muitas vezes ela é realizada de forma planejada, devido a algum tratamento. Entretanto, em outros casos, ela é feita devido a doenças e de forma urgente em clínicas de dentista emergência 24 horas.

Portanto, seja qual for o motivo, esse processo pode ser doloroso e acaba sendo incômodo, trazendo dificuldades para se alimentar durante um período de tempo, considerado longo por muitos pacientes. 

Dessa forma, a extração pode acabar resultando em alguns problemas ou complicações, em casos em que o paciente não toma as devidas precauções, ou não segue as orientações do dentista especializado.

Esses problemas podem acabar resultando em questões, como:

  • Inchaço;
  • Dor;
  • Inflamação;
  • Abertura dos pontos. 

Todas essas complicações devem ser prevenidas. Isso porque, em casos mais sérios como a abertura de pontos ou inflamação, o paciente pode vir a ter uma infecção generalizada, questão que pode levar a doenças graves e até à internação hospitalar. 

De forma geral, caso tenha feito alguma extração e esteja sentindo sintomas atípicos, bem como observado, sangramentos intensos, procure imediatamente um dentista urgente.

Dicas de como cuidar de uma pós-extração dentária

O surgimento de dor e até inchaço, em uma determinada proporção, é considerada comum após a extração de um dente. Entretanto, existem formas de aliviar esses incômodos.

Desse modo, uma dica para aliviar o inchaço é realizar compressas de gelo no local onde o dente foi extraído. Isso porque, a baixa temperatura ajuda a contrair os vasos sanguíneos que acabam se dilatando e causando dor devido a todo procedimento. 

Dessa forma, a dor também pode ser controlada com a ajuda de remédios indicados pelo médico que realizou a extração, ou através de uma consulta a um dentista 24 horas que poderá te indicar os medicamentos mais adequados.

Além disso, é importante ressaltar que em alguns casos o local da extração pode acabar apresentando sangramento. Para controlar esse requisito, é possível colocar uma gaze estéril no local do ferimento e pressioná-la, de forma sutil, para que ela possa cumprir o papel de estancar o sangue. 

Vale lembrar que esse é o procedimento realizado logo após a extração nos consultórios odontológicos. Entretanto, se o sangramento não parar dessa forma, procure uma clínica dentária 24 horas.

Alimentação após uma extração

Muitas pessoas acabam tendo muitas dúvidas em relação a como devem se alimentar durante o processo de cicatrização de uma extração. 

Assim, é importante saber que, principalmente nas primeiras horas, é indicado a ingestão de alimentos gelados como sorvetes e picolés, que terão o mesmo papel do gelo e servirão como uma compressa para aliviar a dor.

Além disso, alimentos líquidos e macios também podem ser ingeridos, desde que estes estejam em temperatura ambiente. Isso porque, comidas quentes são permitidas apenas 24 horas após o procedimento. 

Em resumo, essa restrição acontece pois temperaturas mais elevadas acabam promovendo o sangramento, questão que pode afetar a saúde desse pós-operatório, e até mesmo abrindo os pontos da extração. 

Além disso, outro risco é a ingestão de alimentos sólidos. Isso porque, essas comidas exigem um desempenho maior dos músculos da boca. Portanto, o paciente acaba forçando o local onde a extração aconteceu. 

De modo geral, seguindo as dicas acima, assim como fazendo tudo o que foi indicado pelo seu dentista profissional, após cerca de 7 dias, a sua cicatrização já estará avançada e você poderá voltar ao consultório de odontologia apenas para tirar os pontos do local da extração. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

You Might Also Like
Deixe um comentário