10 escolhas de estilo de vida que afetam sua saúde

O que é um estilo de vida saudável?

Um estilo de vida saudável ajuda a ganhar ou manter uma boa saúde física e mental. Envolve inúmeras pequenas escolhas diárias sobre como você gasta seu tempo, o que você come ou bebe e quanto você move seu corpo.

Quais são os benefícios de ter um estilo de vida saudável?

Um estilo de vida saudável tem muitos benefícios. No curto prazo, isso ajuda você a se sentir bem. A longo prazo, isso ajuda você a ficar bem por mais tempo.

Conhece orlistat? Confira agora mesmo para saber mais sobre perda de peso.

Em contraste, um estilo de vida pouco saudável tem efeitos negativos na sua saúde, tornando mais provável que você desenvolva uma condição médica séria que pode ter sido evitável.

10 escolhas de estilo de vida com um grande impacto na sua saúde

Quão saudável é o seu estilo de vida agora? De quais desses hábitos você é culpado e o que você pode fazer para viver melhor?

1. Inatividade

Hoje em dia, é preciso um esforço deliberado para ser ativo o suficiente todos os dias. As diretrizes de atividade física da Austrália recomendam que os adultos sejam ativos na maioria dos dias (e de preferência todos os dias).

Ao final de uma semana, você deve ter feito de 2,5 a 5 horas de atividade de intensidade moderada, como uma caminhada rápida, jogo de golfe, natação ou aparar a grama. Alternativamente, você pode fazer 1,5-2,5 horas de atividade vigorosa, como corrida, aeróbica, ciclismo rápido, futebol ou netball.

Se você acha que não está fazendo o suficiente, tente criar mais atividades a cada dia:

  • Caminhar ou andar de bicicleta para viagens curtas
  • Estacionamento mais longe
  • Descer do ônibus algumas paradas antes
  • Subir as escadas em vez do elevador
  • Encontrar amigos para um passeio em vez de uma refeição ou um filme

Fazer mais exercícios acidentais em casa por meio da limpeza ou jardinagem.

Comece com pequenas mudanças e vá aumentando. Um contador de passos pode ser um grande motivador, encorajando você a alcançar 10.000 passos por dia.

2. Uma dieta desequilibrada

Há verdade no velho ditado de que ‘você é o que você come’. Cada vez que você come, você está influenciando sua saúde para o bem ou para o mal. E embora não haja mal nenhum em desfrutar de guloseimas com moderação, é muito fácil que escolhas não saudáveis ​​se infiltrem em sua dieta regular.

Uma dieta saudável é rica em frutas e vegetais frescos, carnes magras e grãos integrais. Observe também o tamanho das porções. A segunda e terceira porções sempre envolverão mais calorias do que você precisa.

Tente manter um diário alimentar por alguns dias para observar o que você come. E por que você come. Se você perceber que está comendo porque está estressado ou entediado, tente se distrair com outra coisa até que a vontade passe.

Para melhorar seus hábitos alimentares, experimente a abordagem refletir, substituir, reforçar :

Reflita sobre seus bons e maus hábitos alimentares, prestando atenção especial aos gatilhos para hábitos não saudáveis

Substitua seus hábitos não saudáveis ​​por outros melhores, por exemplo, comer com mais atenção, planejar com antecedência ou comer apenas quando estiver com fome

Reforce seus novos hábitos um dia de cada vez e trate qualquer passo em falso como uma experiência de aprendizado.

3. Muito álcool

O álcool é legal, mas também é uma droga poderosa e muitas vezes perigosa. A curto prazo, estar sob a influência de álcool prejudica seu julgamento e aumenta o risco de lesões.

O consumo excessivo de álcool a longo prazo aumenta o risco de muitas condições, incluindo dificuldades de saúde mental , muitos tipos de câncer, obesidade, diabetes , infertilidade, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, demência e insuficiência hepática.

Se você gosta de uma bebida (ou duas), preste atenção na quantidade de álcool que está consumindo. É muito fácil para o álcool se infiltrar mais em sua vida do que você pretendia até que você esteja tomando uma bebida sempre que precisar relaxar, se animar ou comemorar.

Diretrizes anteriores sugeriam que, se você é um adulto saudável, não deve beber mais de 10 bebidas padrão por semana e não mais de 4 bebidas padrão em qualquer dia. Evidências mais recentes estão mostrando que, na verdade, não há nível seguro de ingestão de álcool. Lembre-se de que muitas bebidas contêm mais de 1 porção padrão de álcool. Confira a quantidade de álcool em sua bebida favorita aqui .

Se você deseja reduzir seu consumo de álcool ou parar de beber completamente, fale conosco. Seu médico de família pode ser uma ótima fonte de apoio enquanto você tenta fazer essas mudanças. Grupos como Hello Sunday Morning também podem ajudar.

4. Ainda fumando

Os efeitos nocivos do tabagismo já são bem conhecidos. Parar não é fácil , mas definitivamente vale a pena – sua saúde começa a melhorar quase que imediatamente .

Muitas pessoas fazem várias tentativas antes de desistirem de vez. Se você já tentou antes, tente novamente, usando tudo o que você aprendeu sobre seus gatilhos para ajudá-lo a superá-los.

Mais uma vez, por favor, fale com o seu médico. Já ajudamos muitas pessoas a abandonar o hábito de fumar e gostaríamos de apoiá-lo também.

5. Ficar muito tempo sentado

Dizem que sentar é o novo fumo. Muito tempo sentado e períodos prolongados de sentar estão implicados em uma lista crescente de condições de saúde, incluindo obesidade, síndrome metabólica, doenças cardiovasculares e câncer.

Então, tente se levantar mais . Use uma mesa de pé durante parte do dia, levante-se e mova-se pelo menos a cada meia hora, levante-se para atender telefonemas, fique de pé em sua viagem de trem, vá para reuniões a pé, não para reuniões – tudo ajuda!

6. Não beber água suficiente

A água é provavelmente o nutriente mais vital que seu corpo precisa. É essencial para o seu corpo funcionar bem (ou de todo).

As mulheres devem beber cerca de 8 copos de água por dia, enquanto os homens precisam de 10. Para ajudá-lo a beber a quantidade certa, tente:

Manter uma garrafa de água em sua mesa e beber ao longo do dia

Adicionando sabor com uma fatia de limão ou morangos

Beber água sempre que comer

Manter uma garrafa no carro para que você possa beber enquanto dirige.

7. Dormir mal

O sono refresca seu corpo e mente . Fortalece o sistema imunológico, protege o coração, melhora o humor e melhora a memória.

Dormir mal tem efeitos negativos na sua saúde. Você costuma ir para a cama muito tarde, demora muito para se acomodar ou acorda de madrugada?

Ajustar seu comportamento pré-sono pode ajudá-lo a ter uma noite de descanso melhor. Tente reduzir a estimulação à noite (pense em cafeína, exercícios, muito tempo de tela). Em seguida, entre no ritmo de ir para a cama e acordar mais ou menos no mesmo horário todos os dias, treinando seu corpo para esperar o sono em determinados horários.

8. Negligenciar relacionamentos

Sua vida social pode realmente melhorar sua saúde. Muitos estudos mostram que as pessoas que estão fortemente ligadas à família, amigos e comunidade em geral são mais felizes, têm menos problemas de saúde e vivem mais.

9. Observe seu peso

O peso se arrasta com bastante facilidade para muitos de nós, principalmente durante períodos estressantes ou após grandes mudanças, como casar ou ter um bebê. A obesidade é agora um problema significativo de saúde pública na Austrália, com estimativas sugerindo que chegamos ao ponto em que ⅔ de nós está acima do peso ou obeso.

Muitas das dicas acima também ajudarão com seu peso. Ser mais ativo, comer uma dieta equilibrada, reduzir o álcool e dormir melhor ajudam a controlar o peso.

O seu médico de família é uma excelente fonte de aconselhamento e apoio para controlar o seu peso. Sabemos que é difícil, mas estamos aqui para ajudá-lo a perder os quilos e melhorar sua saúde.

10. Reduza o estresse

Quanto estresse você está sob? É o tipo de curto prazo como correr para chegar ao trabalho na hora? Ou o estresse de longo prazo vem de uma carga de trabalho implacável ou de cuidar de alguém com uma doença grave?

O estresse de longo prazo tem muitos efeitos sobre sua saúde e bem-estar, influenciando seu sistema imunológico, digestão, saúde do coração e humor.

Às vezes, é aconselhável reduzir o estresse encontrando um emprego diferente ou se aproximando do apoio familiar. Às vezes você não pode mudar a situação, mas pode aprender maneiras de reduzir o impacto do estresse em seu corpo.

You Might Also Like
Deixe um comentário