Quais doenças geram afastamento do trabalho?

Muita gente não sabe, mas existem doenças ocupacionais que são registradas juntamente das que são acidentes de trabalho. O Brasil é um dos países que mais registra afastamento por doenças no mundo, com uma média de 700 mil por ano.

Doenças Ocupacionais

É preciso ficar atento a todas as doenças ocupacionais e saber maneiras de como evita-las, bem como, saber se a pessoa possui ou não direito ao benefício de Auxílio Doença do INSS. A gente separou aqui para você como se prevenir e também ter conhecimento sobre algumas das doenças mais comuns.

1-Lesões por esforços repetitivos

As principais causas de esforços repetitivos no trabalho são pela postura inadequada e também por pressão. Quando o caso for um distúrbio, as doenças mais comuns são tendinites e as lesões de ombro.

Para as lesões por esforços repetitivos, é preciso que você tenha um esforço em uma posição incorreta no trabalho, podendo reduzir a capacidade dos seus movimentos, devido a inchaços por exemplo. Sempre que você puder, faça algum tipo de exercício físico para se manter em forma para evitar as lesões.

Se o seu problema for mais psicológico, converse com o gestor da empresa onde você trabalha e detalhe o que mais te afeta mentalmente, como por exemplo o trabalho que não goste na empresa ou algo externo. Tudo será levado em conta.

2-Depressão e problemas de distúrbios mentais

Transtornos psicológicos podem ser associados a várias doenças ocupacionais. Depressão e ansiedade são os mais comuns, acontecendo quando a pessoa está passando por um alto período de estresse. É preciso avaliar cuidadosamente cada caso, como um programa de apoio e acompanhamento de profissionais de perto.

Quando uma situação dessas acontece, você pode renegociar suas férias no trabalho para que assim melhore ou pedir um afastamento do trabalho. Não trabalhe infeliz, pois será difícil ser produtivo assim.

3- Problemas de coluna

Problemas de coluna e hérnia de disco, por exemplo, ocorrem frequentemente com os trabalhadores que costumam trabalhar horas com a sua coluna de uma forma indevida, além de que a obesidade também costuma contribuir para esse acontecimento, os incômodos problemas da coluna.

Evitar esse problema não é difícil, bastando que você perceba esse problema e comece a mudar a sua postura. As empresas também podem ter uma participação fundamental, dizendo como os seus funcionários devem se alimentar e fazer exercícios práticos de exercícios regularmente.

4 – Varizes

Quem já teve alguma veia que estourou, sabe do risco que estamos falando. Isso acontece quando as veias se encontram tortas e dilatadas, devido ao acúmulo de sangue e que surgem principalmente nas pernas e nos pés, causando uma dor e inchaço das veias. Quando se trata das doenças ocupacionais, ocorrem bem mais frequentemente em pessoas que trabalham sentadas e que tem pouca movimentação.

Pessoas que são obesas e sedentárias precisam se cuidar ainda mais. Muitas empresas promovem palestras que incentivam as pessoas (no caso seus colaboradores), a se cuidarem e não terem uma vida sedentária. Ao saírem da empresa ou nos períodos de intervalo do expediente, aproveitem para se alimentarem de forma saudável e que façam caminhadas durante o seu tempo livre.

5 – Problemas articulares

Por fim, vamos falar de problemas que acontecem nas artérias. Eles são causados por problemas repetitivos, posturas inadequadas e novamente o problema da obesidade. As articulações são conexões naturais existentes entre dois ou mais ossos que encontram-se debilitados.

É mais frequente em trabalhadores que estão em funções pesadas, como produção em fábricas e indústrias. Por conta disso, pessoas que trabalham em partes técnicas de uma Empresa, tendem a sofrer menos com esse problema.

Nos conte aqui se você já teve que se afastar do trabalho por problemas de saúde e se teve o respaldo da empresa.

You Might Also Like
Deixe um comentário