Proteja sua saúde enquanto envelhece

Você pode tomar medidas para se manter saudável e independente à medida que envelhece. É importante:

  • Mantenha seu corpo e mente ativos
  • Escolha alimentos saudáveis
  • Durma o suficiente
  • Converse com seu médico sobre quaisquer problemas de saúde
  • Tomar medidas para prevenir quedas

Lembre-se de que nunca é tarde para fazer mudanças saudáveis em sua vida.

Faça algo: permaneça ativo

Essas etapas podem ajudá-lo a viver uma vida mais saudável.

Mantenha seu corpo ativo.

Permanecer ativo conforme você envelhece é uma das melhores coisas que você pode fazer pela sua saúde. A atividade física regular pode ajudá-lo:

  • Reduza o risco de diabetes tipo 2, doenças cardíacas, derrame e alguns tipos de câncer
  • Reduza o risco de doença de Alzheimer
  • Melhore o seu equilíbrio e evite quedas
  • Viva por conta própria por mais tempo
  • Melhore seu humor e durma
  • Reduza os sintomas de ansiedade e depressão
  • Melhore sua capacidade de pensar, aprender e tomar decisões

Lembre-se de que, se você não foi ativo no passado, não é tarde para começar! Pode ser necessário começar devagar e aumentar com o tempo.

Faça atividade aeróbica.

Qualquer coisa que faça seu coração bater mais rápido é considerado atividade aeróbica.

  • Planeje 2 horas e 30 minutos de atividades aeróbicas de intensidade moderada todas as semanas. Experimente caminhar, nadar ou fazer jardinagem – e divida o tempo da semana como quiser.
  • Se você não consegue fazer 2 horas e 30 minutos, faça o que puder! Mesmo 5 minutos de atividade podem ajudar a melhorar sua saúde.
  • A atividade aeróbia auxilia no emagrecimento e limpeza de toxinas e oxidantes de seu corpo, assim como detox caps.
  • Caso queira conhecer essas cápsulas detox milagrosas, acesse o detox caps site oficial.

Faça atividades de força, equilíbrio e alongamento.

Incluir uma variedade de atividades em sua rotina pode tornar mais fácil fazer as atividades diárias. É por isso que é importante:

  • Faça atividades de fortalecimento muscular  2 ou mais dias por semana.
  • Faça exercícios para melhorar o equilíbrio , principalmente se houver risco de cair.
  • Experimente exercícios de alongamento (flexibilidade)  para que você possa se mover com mais facilidade.
  • Siga estas dicas de segurança durante a atividade física .

Se você tem um problema de saúde, converse com seu médico sobre as melhores atividades para você.

Obtenha ideias para uma alimentação saudável.

Comer de forma saudável é sempre importante, não importa quantos anos você tenha. E nunca é tarde demais para fazer mudanças saudáveis em sua dieta.

Experimente estas dicas:

  • Escolha muitos vegetais e frutas.
  • Certifique-se de que a maioria de seus grãos sejam integrais, como arroz integral e pão de trigo integral.
  • Escolha leite desnatado ou laticínios com baixo teor de gordura, como leite e iogurte.
  • Escolha fontes saudáveis de proteína, como frutos do mar, carnes magras e aves, ovos, feijão e nozes.
  • Fique longe de   gorduras trans , gorduras saturadas e açúcares adicionados.
  • Limite a quantidade de sal que você ingere.

Desempenhe um papel ativo em seus cuidados de saúde.

O seu médico ou enfermeiro pode ajudá-lo a se manter saudável à medida que envelhece.

  • Use nossa ferramenta para obter uma lista de serviços preventivos recomendados para você . Imprima a lista e leve-a consigo na próxima consulta médica.
  • Obtenha dicas para conversar com seu médico ou enfermeiro . Isso pode ajudá-lo a desempenhar um papel ativo em seus cuidados de saúde.
  • Informe o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas ou preocupações sobre os seus medicamentos. Obtenha mais dicas para usar medicamentos com segurança .
  • Se você acha que pode estar deprimido, informe seu médico. A depressão é tratável – e não há motivo para se envergonhar. Saiba mais sobre depressão em adultos mais velhos.

Tome medidas para evitar quedas.

Os adultos mais velhos correm maior risco de lesões graves por quedas. Tome medidas para diminuir o risco de queda :

  • Faça exercícios para melhorar seu equilíbrio .
  • Peça ao seu médico ou farmacêutico para revisar seus medicamentos. Alguns medicamentos podem causar tonturas ou sonolência. Saiba mais sobre como usar medicamentos com segurança .
  • Faça um exame de visão a  cada 1 a 2 anos. E certifique-se de comprar novos óculos ou lentes de contato quando sua visão mudar.
  • Se você está preocupado com a possibilidade de perda auditiva,  faça um exame de audição .

Certifique-se de ter alarmes de fumaça em sua casa.

Os adultos mais velhos têm maior probabilidade de se ferir ou morrer em incêndios domésticos. Para ficar seguro, coloque alarmes de fumaça em todos os andares da sua casa.

Use alarmes de fumaça de longa duração, se possível. Esses alarmes usam baterias de lítio e duram mais do que os alarmes de fumaça normais. Eles também têm um “botão de silêncio” para que você possa interrompê-los rapidamente se houver um alarme falso.

Se você usa alarmes de fumaça regulares, substitua as baterias todos os anos. Tente trocar as baterias do alarme de fumaça quando mudar seu relógio do horário de verão no outono.

Siga estas outras dicas para usar alarmes de fumaça:

  • Teste seus alarmes de fumaça uma vez por mês, pressionando o botão de teste.
  • Coloque alarmes de fumaça em todos os andares de sua casa e perto de lugares onde as pessoas dormem.
  • Não se esqueça de colocar um detector de fumaça no porão.
  • Substitua o detector de fumaça se ele não funcionar durante o teste ou se tiver mais de 10 anos.
  • Pó ou aspirador de fumaça quando você trocar as baterias.

Tome medidas para se manter seguro ao dirigir.

Envelhecer não o torna um mau motorista. Mas as mudanças decorrentes do envelhecimento podem tornar mais difícil dirigir com segurança.

Você pode ter problemas para enxergar à noite ou achar mais difícil reagir rapidamente para evitar um acidente.

Tome medidas para se manter seguro:

  • Faça exames de visão e audição regularmente.
  • Sempre use o cinto de segurança.
  • Nunca use o telefone enquanto dirige.
  • Planeje sua rota e dirija nas ruas que você conhece.

Mantenha sua memória nítida.

Assim como a atividade física é boa para o corpo, as atividades que desafiam a mente podem ajudar a prevenir a perda de memória e manter o cérebro saudável.

Conforme você envelhece, é importante:

  • Aprenda coisas novas – faça uma aula ou desafie-se a ler uma seção do jornal que você normalmente pula.
  • Conecte-se com outras pessoas – experimente compartilhar as refeições com um amigo ou ser voluntário em uma escola local.

Se você está se esquecendo das coisas com mais frequência do que o normal e isso está atrapalhando suas atividades cotidianas, converse com seu médico ou enfermeira. Aprenda mais sobre problemas de memória.

E então, ficou alguma dúvida em relação ao conteúdo que trouxemos hoje? Conte a nós, comente abaixo!

Até a próxima!

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