Por que a higiene alimentar é tão importante?

O processo de preparação de alimentos envolve muitas etapas. Uma das partes mais importantes é conhecida como teste de alimentos. Isso é vital porque não podemos negar a importância da higiene alimentar, seja em casa, loja, restaurante ou fábrica de alimentos. Com o passar do tempo, mais e mais pessoas estão percebendo a importância da segurança alimentar. Vamos descobrir por que a higiene alimentar é de suma importância.

Segundo as estatísticas, 48 ​​milhões de pessoas ficam doentes por causa de doenças transmitidas por alimentos, 3.000 perdem a vida por intoxicação alimentar e 128.000 são hospitalizadas. Dada a seguir, algumas razões comuns pelas quais a segurança alimentar é tão importante.

Dicas de Como Se Proteger 

1. Antes de tudo, se as bebidas ou alimentos disponíveis não forem seguros, você não poderá tê-los. Por exemplo, se a água não estiver livre de elementos perigosos, você pode ficar doente por beber água suja. A mesma regra se aplica a diferentes tipos de alimentos.

2. Pessoas de todo o mundo adoecem com alimentos ou bebidas contaminados diariamente. A intoxicação alimentar ocorre devido a parasitas, vírus e bactérias encontrados em diferentes produtos alimentares.

3. Não há uma maneira clara de identificar se um produto alimentar está contaminado. O motivo é que você não pode detectar substâncias prejudiciais nos alimentos usando seu senso de paladar, olfato ou visão.

4. Segundo muitos relatos, a intoxicação alimentar UNICCG pode causar desidratação, gastroenterite ou muitos problemas graves, como insuficiência renal. Em alguns casos, os pacientes podem até falecer.

5. O risco de intoxicação alimentar é maior naqueles que são bebês, crianças, mães idosas ou grávidas. Da mesma forma, pacientes com câncer, infecções por HIV e outras doenças importantes também são mais propensas aos efeitos de alimentos contaminados.

Com segurança e higiene alimentar, é possível impedir a multiplicação de germes e bactérias. Então, eles não atingem níveis perigosos.

6. É importante manter-se saudável e evitar gastar dinheiro em medicamentos e exames regulares. E isso é de suma importância para as empresas, pois elas perdem bilhões de dólares devido ao tempo de inatividade dos funcionários a cada ano.

7. Na maioria dos casos, a intoxicação alimentar ocorre por falta de higiene, como não lavar as mãos corretamente antes de comer. Portanto, é importante seguir práticas de higiene adequadas. Em outras palavras, a lavagem das mãos é mais importante para quem trabalha na cozinha.

Outra causa importante de intoxicação alimentar é a contaminação cruzada. Esse processo transfere bactérias para diferentes alimentos. Por exemplo, os contaminantes podem transferir de alimentos crus para produtos prontos para serem vendidos.

É importante saber como as bactérias e os vírus se espalham. A idéia é descobrir como impedir a propagação desses elementos prejudiciais. Portanto, boas práticas de higiene são essenciais para fábricas e usuários comuns. Os alimentos vendidos por essas unidades de produção devem ser seguros para comer.

You Might Also Like
Deixe um comentário