O que é Hipnose Clínica?

Quando a hipnose é usada para tratar problemas físicos ou psicológicos, é chamada de hipnose clinica ou hipnoterapia, sendo definida como um estado alterado da consciência ou percepção, fazendo com que os pacientes fiquem mais receptivos a sugestão terapêutica.

Além do mais, existem pesquisas que certificam a eficiência da Hipnose Clínica para tratamentos de problemas fisiológicos como a hipertensão, problemas gastrointestinais e no sistema imunológico.

O que é hipnose clínica?

A hipnose clínica é a utilização dos conceitos e métodos de terapias como Psicanálise, Behaviorismo e Humanismo aliada a hipnose, não sendo então uma abordagem terapêutica, mas um recurso de apoio ao hipnoterapeuta.

A hipnose clínica também garante aos pacientes melhora nos problemas emocionais e físicos em um curto espaço de tempo, pois, a hipnose irá trabalhar no inconsciente da mente desses pacientes, trazendo resultados mais rápidos e eficientes.

Além disso, a hipnose clínica pode ser recomendada para pessoas que queiram mudar aspectos do comportamento, e, ainda, para pessoas que irão prestar vestibular, ou, provas de concursos públicos, aumentando não somente o desempenho, como, também, suas chances de resultados efetivos.

Hipnose clínica

Quais são as técnicas utilizadas na hipnose clínica?

Na hipnose clínica são utilizadas três técnicas para auxiliar o paciente, sendo elas:

  • Traumas do passado:

Nessa técnica, o hipnoterapeuta auxiliará o paciente a ressignificar suas lembranças do passado, para atenuar eventos que possam ter influenciado a gerar gatilhos, fazendo com que a pessoa desenvolva fobias, inseguranças, medos.

  • Controle Mental:

Nessa técnica, o hipnoterapeuta irá auxiliar o paciente a focar em seus estados emocionais no momento presente e, como suas emoções lhe afetam.

  • Nova perspectiva sobre o futuro:

Nessa técnica, o hipnoterapeuta irá ensinar o paciente a redirecionar a mente para construção do futuro que deseja, pedindo para que ele imagine o seu futuro.

Nesse momento, o paciente irá projetar imagens em sua mente com suas metas já realizadas, para criar referências na mente.

Quais são os benefícios da hipnose clínica?

A hipnose é um estado natural da mente humana, sendo então, a partir dela obter inúmeras vantagens.

Os benefícios da hipnose clínica estão diretamente ligados aos problemas emocionais que podem ser tratados com sua ajuda, sendo eles:

  • Pânico e ansiedade;
  • Dores;
  • Insônia;
  • Fobias e medos;
  • Depressão;
  • Hábitos nocivos;
  • Timidez, entre outros.

Além de solucionar problemas, ela também auxilia a melhorar questões que precisam de aprimoramento, por exemplo, estudantes que desejam se utilizar da hipnose para aumentar a concentração nos estudos.

Entretanto, é importante dizer, que os resultados para serem efetivos irão depender do hipnoterapeuta, e, da pré-disposição do paciente.

Existem efeitos colaterais para a hipnose clínica?

A técnica de hipnose é uma técnica totalmente natural, não existindo nenhuma substancia ou medicamentos a serem aplicados e, sendo assim, não posso nenhum tipo de efeito colateral, podendo o paciente fazer quantas sessões desejar, e, seguir sua rotina normalmente após as sessões.

Qualquer pessoa pode aplicar a hipnose clínica?

Sim! Qualquer pessoa que deseja aplicar a hipnose clínica, poderá fazê-lo, pois, no Brasil ainda não existe um órgão especifico que regulamente o seu uso, não havendo, portanto, restrições quando a sua aplicação por profissionais que não sejam da área da saúde.

Apesar disso, isso não significa que a pessoa não deva se capacitar para o mercado, e entender os métodos da hipnose clínica.

Por que a hipnose clinica é tão efetiva?

A hipnose clínica é efetiva porque ela trabalha na causa do problema, pois, acredita-se que o problema atual do paciente se deriva de fatores mais profundos, responsáveis por desestruturar a mente, através de emoções ou sentimentos, buscando então encontrar esses fatores e trata-los.

É, importante citar, que a única coisa que pode impedir uma pessoa de entrar em transe, e, ser beneficiado pela hipnose, é a insegurança e a desconfiança do processo.

A Hipnose clínica pode atuar em mais de uma esfera?

Sim, a hipnose clínica pode atuar em mais de uma esfera, não somente em pessoas com transtornos mentais, por exemplo, no consultório de dentistas, o hipnoterapeuta poderá auxiliar utilizando técnicas que reduzam as dores e os desconfortos nos pacientes que se submetem aos tratamentos dentários.

Além disso, a hipnose clínica também pode atuar em estúdios de tatuagens, inibindo as dores do procedimento.

Qual a diferença entre a hipnose clínica e a chamada hipnose de palco?

Na hipnose de palco, o hipnotizador usa técnicas que misturam técnicas de hipnose e ilusionismo, além de permitir que o paciente se mantenha acordado durante o processo, tudo isso para fazer um verdadeiro espetáculo para a plateia, muitas vezes, até mesmo com a presença de um pêndulo no procedimento.

Na hipnose clínica, o paciente não estará à mercê do profissional e nem será sugestionado a fazer algo que não deseja, ou, cumprir regras arbitrarias que não tenham envolvimento com o tratamento ao qual o paciente está submetido, pelo contrário, será convidado a entrar em um profundo relaxamento.

You Might Also Like
Deixe um comentário