Neuroplasticidade – Como Melhorar

Neuroplasticidade: Como Melhorar?

A neuroplasticidade é a capacidade do cérebro humano de se reorganizar, formando novas conexões neurais ao longo da vida. Permite que neurônios no cérebro (células nervosas) compensem danos e doenças e adaptem suas atividades em resposta a novas situações ou mudanças em seu ambiente.

Nosso cérebro faz isso com o surto axonal, no qual os axônios intactos desenvolvem novas terminações nervosas para reconectar os neurônios cujos elos foram danificados ou cortados. Os axônios não descongelados também podem gerar terminações nervosas e se conectar a outras células nervosas não danificadas, formando novas vias neuronais para realizar uma função necessária. Por exemplo, se um hemisfério cerebral é danificado, o hemisfério intacto pode assumir algumas de suas funções, reorganizando e formando novas conexões entre os neurônios intactos. Portanto, os neurônios devem ser estimulados por uma atividade.

A neuroplasticidade também é chamada de plasticidade cerebral ou maleabilidade do cérebro.

 

 

 

 

 

 

 

Suas Características

A neuroplasticidade funciona em toda a sua vida.

Muitos de nós têm comportamentos e pensamentos muito diferentes hoje que há 25 anos. Isso se deve à ação da neuroplasticidade, que causa mudanças na estrutura e organização do cérebro à medida que experimentamos, aprendemos e nos adaptamos.

Esta é a parte do “edifício muscular” do cérebro. A cada repetição de um pensamento ou emoção, reforçamos um caminho neural. Da mesma forma, a cada novo pensamento, começamos a criar um novo modo de ser.

À medida que envelhecemos, a mudança não acontece tão facilmente porque o cérebro perde um pouco de sua plasticidade e nos tornamos mais rígidos em nosso pensamento, aprendizagem e percepção.

Como Melhorar a Neuroplasticidade?

Pesquisas demonstraram conclusivamente que o cérebro pode formar novas vias neuronais e criar neurônios ao longo da vida. Apesar de nossos genes herdados, nosso estilo de vida desempenha um papel importante na melhoria dessa qualidade única do cérebro. Aqui estão algumas maneiras de melhorar a condição física do seu cérebro usando a neuroplasticidade:

Exercício Regular: o exercício regular e o aumento da atividade física promovem a função cerebral por meio de vários mecanismos, incluindo aumento do volume cerebral, suprimento de sangue e níveis hormonais no cérebro. crescimento

Jejum Intermitente: esta é uma ótima maneira de aumentar o fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF). No cérebro, o BDNF é ativo nas conexões entre as células nervosas (sinapse), onde ocorre a comunicação célula-célula. As sinapses podem mudar e se adaptar ao longo do tempo em resposta à experiência, um recurso chamado plasticidade sináptica. Também desintoxica o corpo e recicla proteínas antigas com novas proteínas através do processo de autofagia. O cérebro também se beneficiará porque um jejum curto tem efeitos profundos na autofagia neuronal.

Faça Meditações Regulares – Há muitas evidências de que a meditação regular tem efeitos profundos no cérebro. Os neurocientistas agora veem a meditação como a melhor maneira de melhorar o cérebro, com a capacidade de transformar suas vidas de várias maneiras. Primeiro, você precisa de mais atenção, melhor memória e mais atividade no córtex pré-frontal. Há também uma série de estudos que mostram que a espessura cortical e a densidade da massa cinzenta aumentam.

Durma Bem: O sono pode ser o nutriente mais importante para a neuroplasticidade. O cérebro privado do som é confundido com as conexões, causando um colapso da informação nervosa. O sono restaura isso. O sonho proporciona uma limpeza suave do cérebro, proporcionando a abertura para criar novas conexões, criando novas memórias e aprendendo novas habilidades.

Eliminação de Sstresse: o estresse desloca a neuroplasticidade do hipocampo e do córtex pré-frontal, enquanto aumenta a amígdala, associada a medo, raiva, ansiedade e outras respostas autônomas.

Aprenda um Instrumento: o treinamento musical melhora a plasticidade cerebral. Pesquisas mostraram que crianças que tocam música mostram um aumento no quociente intelectual, memória verbal e habilidades de linguagem, mesmo quando o grupo controle é formado por crianças com antecedentes similares, como o nível socioeconômico, os acadêmicos. e as crianças da seguinte forma. Treino musical ouvir a mesma música não tem o mesmo efeito. Você participou ativamente da sua criação.

Saiba mais em Viva com Saúde

You Might Also Like
Deixe um comentário