Medidas a seguir para nos proteger na praia contra COVID-19

Em muitos territórios já é possível ir ao litoral para usufruir dos momentos de lazer na praia e é provável que, com a chegada do verão, estes locais reúnam muita gente com vontade de tomar banho e deitar-se ao sol. Mas é importante lembrar que devemos fazer um uso responsável desses espaços e seguir algumas medidas preventivas, pois o risco de contágio do coronavírus continua existindo. Explicamos as recomendações a serem consideradas.?

Confira agora – o que fazer em recife – Um Roteiro para Você aproveitar depois da Quarentena

Os riscos de tomar banho de mar

Vale lembrar que a principal via de transmissão do COVID-19 em praias, rios, lagos e piscinas é por meio das secreções respiratórias, que são geradas pela tosse e espirro e pelo contato entre pessoas quando se encontra a menos de dois metros, ou tocando superfícies infectadas por vírus.

A transmissão através da água do mar foi descrita como altamente improvável , mas, no entanto, em água doce e não tratada, como  rios, lagos e lagoas , a sobrevivência do vírus pode ser maior do que a do mar, então eles devem Tome precauções extremas para evitar multidões.

Embora não existam estudos sobre a prevalência do vírus na  areia , a radiação ultravioleta solar e as altas temperaturas “são favoráveis ​​à inativação” de patógenos.

Conforme afirma a Organização Mundial da Saúde , os riscos de transmissão pela água são baixos e os perigos de contrair o vírus na praia estão muito mais relacionados ao contato entre as pessoas. Ou seja, as medidas que devemos tomar para curtir a praia com segurança são as mesmas que em outros espaços: mantenha sempre uma distância física de dois metros e lave as mãos frequentemente com sabonete ou gel hidroalcoólico.

O que devemos levar em consideração antes de ir para a praia

De forma a garantir a distância física, serão estabelecidas medidas de controlo da capacidade em muitas zonas da costa. Portanto, é recomendável que você se informe antes de ir à praia para saber quais são as condições de acesso. Também é importante levar em consideração os horários de preia-mar e evitá-los se o areal nessas faixas for pequeno, pois isso pode implicar na aglomeração de pessoas em um pequeno espaço.

Lembre-se também que se você tiver algum dos sintomas compatíveis com o coronavírus, como febre, tosse seca, dificuldades respiratórias, ou tiver sido exposto ao vírus nos últimos 14 dias, não deve estar em locais públicos; Isso também inclui os parques, conforme indicado pela OMS e CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), você deve ficar em casa e entrar em contato com o seu centro de saúde, evitando o contato com outras pessoas.

Recomendações para curtir a praia com segurança

A fim de reduzir as chances de contágio da COVID-19, estas são as principais medidas de proteção que você deve tomar quando for à praia:

  • Inclua um gel hidroalcoólico na bolsa de praia e lave as mãos com freqüência.
  • Se estiver com pessoas com quem não mora, coloque as toalhas de forma que consiga manter uma distância de dois metros .
  • Evite o contato físico mesmo na água e preste especial atenção para que as crianças cumpram as medidas preventivas durante as brincadeiras.
  • Cubra a boca ao tossir ou espirrar com um lenço de papel ou com a parte interna do cotovelo. E não se esqueça de algo muito importante: “não toque no rosto: olhos, nariz ou boca”.
  • Não compartilhe a toalha ou outros itens pessoais, como protetor solar ou talheres com outras pessoas com quem você não more.
  • Pode haver restrições para ficar na praia por muito tempo, se houver, evite ficar mais de 2 ou 3 horas para ajudar a reduzir as multidões.
  • Sempre lave toalhas e roupas de banho quando voltar para casa .

Evite o contágio ao usar os serviços de praia

Se a área estiver equipada com banheiros públicos e você precisar utilizá-los, preste atenção especial às medidas de higiene. Lave sempre as mãos antes e depois de usá-los e mantenha distância caso haja outras pessoas na fila, sempre esperando ao ar livre para evitar aglomerações em um pequeno espaço, e sempre entre sozinho a menos que precise de ajuda, entre com seu familiar.

Nos bares e bares de praia próximos à praia as regras que se aplicam são as mesmas de qualquer outro estabelecimento, por isso lembre-se de colocar as cadeiras a uma distância suficiente, não compartilhe utensílios como copos ou talheres, nem é aconselhável compartilhar os mesmos Comida; coloque seus pertences pessoais de forma que não entrem em contato com os de outras pessoas .

Se cumprir estas medidas de higiene e segurança, não estará apenas a proteger a sua saúde, mas a do seu círculo familiar e sobretudo; Você também estará ajudando a prevenir a propagação do vírus, por isso a responsabilidade de todas as pessoas ao usar os espaços públicos é muito importante.

You Might Also Like
Deixe um comentário