fratura óssea

Fratura óssea – Tipos, causas, sintomas e tratamentos

Uma fratura é um osso quebrado. Um osso pode ser completamente fraturado ou parcialmente fraturado de várias maneiras (transversalmente, longitudinalmente, em múltiplas partes).

Tipos de Fraturas

Os ossos são rígidos, mas se dobram ou “cedem” quando uma força externa é aplicada. No entanto, se a força for muito grande, os ossos se partirão, assim como uma régua de plástico se rompe quando é dobrada demais.

A gravidade de uma fratura geralmente depende da força que causou a ruptura. Se o ponto de ruptura do osso tiver sido excedido apenas ligeiramente, então o osso pode rachar ao invés de quebrar completamente. Se a força for extrema, como em um acidente de carro ou um tiro, o osso pode quebrar.

Se o osso se rompe de tal forma que os fragmentos ósseos se projetam através da pele, ou uma ferida penetra até o osso quebrado, a fratura é chamada de fratura “aberta”. Esse tipo de fratura é particularmente grave porque, uma vez que a pele esteja quebrada, pode ocorrer infecção tanto na ferida quanto no osso.

Tipos comuns de fraturas incluem:

 

  • Fratura estável. As extremidades quebradas do osso se alinham e mal estão fora do lugar.
  • Fratura exposta e composta. A pele pode ser perfurada pelo osso ou por um golpe que rompe a pele no momento da fratura. O osso pode ou não ser visível na ferida.
  • Fratura Transversal. Este tipo de fratura tem uma linha de fratura horizontal.
  • Fratura oblíqua. Este tipo de fratura tem um padrão angulado.
  • Fratura cominutiva. Nesse tipo de fratura, o osso quebra em três ou mais pedaços.

Causa

As causas mais comuns de fraturas são:

  • Trauma. Uma queda, um acidente de veículo motorizado ou um equipamento durante um jogo de futebol podem resultar em fraturas.
  • Osteoporose Este distúrbio enfraquece os ossos e os torna mais propensos a quebrar.
  • Uso excessivo. O movimento repetitivo pode cansar os músculos e colocar mais força no osso. Isso pode resultar em fraturas por estresse. As fraturas por estresse são mais comuns em atletas.

Sintomas

Muitas fraturas são muito dolorosas e podem impedir que você mova a área lesada. Outros sintomas comuns incluem:

  • Inchaço e sensibilidade ao redor da lesão
  • Contusão
  • Deformidade – um membro pode parecer “fora do lugar” ou uma parte do osso pode perfurar a pele

Exame Médico

Seu médico fará um exame cuidadoso para avaliar sua condição geral, bem como a extensão da lesão. Ele ou ela conversa com você sobre como a lesão ocorreu, seus sintomas e histórico médico.

A maneira mais comum de avaliar uma fratura é com raios-x, que fornecem imagens claras do osso. Seu médico provavelmente usará um raio-x para verificar o diagnóstico. Raios-X podem mostrar se um osso está intacto ou quebrado. Eles também podem mostrar o tipo de fratura e exatamente onde ela está localizada dentro do osso.

Veja as melhores clínicas de fisioterapia para se recuperar

Tratamento

Imobilização

Um molde de gesso ou fibra de vidro é o tipo mais comum de tratamento de fratura, porque a maioria dos ossos quebrados pode curar com sucesso uma vez que eles foram reposicionados e um molde foi aplicado para manter as extremidades quebradas na posição correta enquanto elas se curam.

Tração

A tração é geralmente usada para alinhar um osso ou ossos por uma ação de puxar suave e estável.

Fixação Externa

Neste tipo de operação, pinos ou parafusos de metal são colocados no osso quebrado acima e abaixo do local da fratura. Os pinos ou parafusos são conectados a uma barra de metal fora da pele. Este dispositivo é uma estrutura estabilizadora que mantém os ossos na posição adequada enquanto eles se curam.

Nos casos em que a pele e outros tecidos moles ao redor da fratura estão muito danificados, um fixador externo pode ser aplicado até que a cirurgia possa ser tolerada.

Redução Aberta e Fixação Interna

Durante esta operação, os fragmentos ósseos são primeiro reposicionados (reduzidos) no seu alinhamento normal, e depois mantidos juntos com parafusos especiais ou pela fixação de placas de metal na superfície externa do osso. Os fragmentos também podem ser mantidos juntos inserindo barras no espaço medular no centro do osso.

Recuperação

As fraturas levam várias semanas a vários meses para cicatrizar, dependendo da extensão da lesão e de quão bem você segue o conselho do seu médico. A dor geralmente pára muito antes que a fratura seja sólida o suficiente para lidar com as tensões da atividade normal.

Mesmo depois que seu elenco ou chave for removido, talvez seja necessário continuar limitando seu movimento até que o osso esteja sólido o suficiente para a atividade normal.

Durante a sua recuperação, você provavelmente perderá força muscular na área lesada. Exercícios específicos ajudarão a restaurar a força muscular normal, o movimento articular e a flexibilidade.

Prevenção

Dieta adequada e exercício podem ajudar na prevenção de algumas fraturas. Uma dieta rica em cálcio e vitamina D promoverá a resistência óssea. O exercício de levantamento de peso também ajuda a manter os ossos fortes.

You Might Also Like
Deixe um comentário