Entenda mais sobre a Desidratação em seu corpo

Nosso Corpo de Água

A maior parte do corpo é composta de água com até 75% do peso corporal devido ao H2O. A maior parte da água é encontrada dentro das células do corpo (espaço intracelular). O restante é encontrado no espaço extracelular, que consiste nos vasos sanguíneos (espaço intravascular) e nos espaços entre as células (espaço intersticial).

O que é desidratação?

A desidratação ocorre quando a quantidade de água que sai do corpo é maior do que a que está sendo ingerida. O corpo é muito dinâmico e está sempre em mudança. Isso é especialmente verdadeiro com os níveis de água no corpo. Perdemos água rotineiramente quando:

  • respire e o ar umidificado sai do corpo;
  • suor para resfriar o corpo; e
  • urinar ou evacuar para livrar o corpo de resíduos.

Em um dia normal, a pessoa precisa beber uma quantidade significativa de água para repor essa perda rotineira.

Causas da desidratação: diarreia

A diarreia é a razão mais comum pela qual uma pessoa perde o excesso de água. A diarreia consiste em evacuações extraordinariamente frequentes ou líquidas e evacuações aquosas excessivas de material fecal.

A diarreia persistente é desconfortável e perigosa, pois uma quantidade significativa de água pode ser perdida com cada evacuação. Em todo o mundo, mais de quatro milhões de crianças morrem a cada ano por causa da desidratação causada pela diarreia.

Causas da desidratação: vômitos

O vômito é o ato de esvaziamento forçado do estômago, no qual o estômago tem de superar as pressões que normalmente ocorrem para manter o alimento e as secreções dentro do estômago.

O estômago quase se vira do avesso – forçando-se a entrar na parte inferior do esôfago (o tubo que conecta a boca ao estômago) durante um episódio de vômito. O vômito constante pode ser uma causa séria de perda de líquidos e é difícil para uma pessoa repor a água se não for capaz de tolerar líquidos.

Causas da desidratação: suor

O corpo pode perder quantidades significativas de água ao tentar se resfriar com o suor. Se o corpo está quente por causa do ambiente (por exemplo, trabalhar em um ambiente quente), exercícios intensos em um ambiente quente ou porque a febre está presente devido a uma infecção; o corpo usa uma quantidade significativa de água na forma de suor para se resfriar.

Dependendo das condições meteorológicas, uma caminhada rápida irá gerar até 16 onças de suor (meio quilo de água).

Causas da desidratação: diabetes

Em pessoas com diabetes, os níveis elevados de açúcar no sangue fazem com que o açúcar seja derramado na urina, seguido de água, o que pode causar desidratação significativa. Por isso, urinar com frequência e sede excessiva estão entre os sintomas do diabetes.

Causas da desidratação: queimaduras

A pele tem um papel importante a desempenhar na regulação dos fluidos e da temperatura do corpo. Se uma área de pele suficiente for ferida, a capacidade de manter esse controle pode ser perdida. As vítimas de queimaduras ficam desidratadas porque a água penetra na pele danificada. Outras doenças inflamatórias da pele também estão associadas à perda de fluidos.

Causas da desidratação: incapacidade de beber líquidos

A incapacidade de beber adequadamente é outra causa potencial de desidratação. Seja a falta de disponibilidade de água ou a falta de força para beber quantidades adequadas, isso, somado à perda rotineira ou excessiva de água, pode agravar o grau de desidratação.

Quais são os sinais e sintomas da desidratação?

As respostas iniciais do corpo à desidratação são a sede para aumentar a ingestão de água, juntamente com a diminuição da produção de urina para tentar conservar a água. A urina ficará concentrada e mais amarela. Conforme o nível de perda de água aumenta, mais sintomas podem se tornar aparentes, como aumento da sede, boca seca, cessação da produção de lágrimas pelos olhos, cessação da sudorese, cãibras musculares, náuseas e vômitos, palpitações cardíacas e tontura (especialmente quando em pé )

Com desidratação severa, confusão e fraqueza ocorrem, pois o cérebro e outros órgãos do corpo recebem menos sangue. Finalmente, coma e falência de órgãos ocorrerão se a desidratação permanecer sem tratamento.

Como a desidratação é diagnosticada?

A desidratação costuma ser um diagnóstico clínico. Além de diagnosticar o motivo da desidratação, o exame do paciente pelo profissional de saúde avaliará o nível de desidratação. As avaliações iniciais podem incluir:

  • Testes de estado mental para avaliar se o paciente está acordado, alerta e orientado.
  • As avaliações dos sinais vitais podem incluir leituras posturais (a pressão sanguínea e a pulsação são obtidas na posição deitada e em pé). Com a desidratação, a taxa de pulso pode aumentar e a pressão arterial pode cair porque o espaço intravascular está sem água.
  • A temperatura pode ser medida para avaliar a febre.
  • A pele será examinada para ver se há suor e para avaliar o grau de elasticidade. À medida que a desidratação progride, a pele perde seu conteúdo de água e se torna menos elástica.
  • Avaliação do bebê: os bebês podem ter avaliações adicionais realizadas, incluindo a verificação de um ponto macio no crânio (fontanela afundada), avaliando o mecanismo de sucção, tônus muscular ou perda de suor nas axilas e virilha.
  • Os pacientes pediátricos geralmente são pesados durante as consultas de rotina, portanto, uma medição do peso corporal pode ser útil para avaliar quanta água foi perdida com a doença aguda.

Em alguns casos, exames de sangue para medir possíveis anormalidades eletrolíticas e urinálise podem ser solicitados para determinar o nível de desidratação do paciente.

Como é tratada a desidratação?

A reposição de fluidos é o tratamento para a desidratação. Isso pode ser tentado repondo o fluido pela boca, mas se isso falhar, pode ser necessário fluido intravenoso (IV). Se a reidratação oral for tentada, pequenas quantidades freqüentes de líquidos claros devem ser usadas.

Os fluidos claros incluem:

  • água,
  • caldos claros,
  • picolés,
  • Jell-O e
  • outros fluidos de substituição que podem conter eletrólitos (Pedialyte, Gatorade, Powerade, etc.)

A desidratação pode ser tratada em casa?

A desidratação ocorre com o tempo. Se puder ser reconhecido em seus estágios iniciais, e se sua causa puder ser tratada, o tratamento em casa pode ser adequado. As etapas que uma pessoa pode seguir em casa para prevenir a desidratação grave incluem:

  • Pessoas com vômitos e diarreia podem tentar alterar sua dieta e usar medicamentos para controlar os sintomas e minimizar a perda de água.
  • Paracetamol ou ibuprofeno podem ser usados para controlar a febre. O ibuprofeno pode irritar o estômago e causar náuseas e vômitos, por isso deve ser usado com cautela em pessoas que já apresentam esses sintomas.
  • A reposição de fluidos pode ser tentada substituindo o fluido pela boca por pequenas quantidades frequentes de fluidos claros.

Se o indivíduo fica confuso ou letárgico; se houver febre, vômito ou diarreia persistente e não controlada; ou se houver qualquer outra preocupação específica, o atendimento médico deve ser acessado. O EMS ou 911 deve ser ativado para qualquer pessoa com estado mental alterado.

Quais são as complicações da desidratação?

As complicações da desidratação podem ocorrer por causa da desidratação e / ou por causa da doença ou situação subjacente que causa a perda de fluidos. As complicações que podem ocorrer incluem:

  • falência renal,
  • coma,
  • choque,
  • doenças relacionadas ao calor (exaustão por calor ou insolação), e
  • anormalidades eletrolíticas.

Dica de prevenção de desidratação nº 1

Planeje com antecedência e leve água extra para todos os eventos ao ar livre, onde o aumento da sudorese, da atividade e do estresse térmico aumentarão a perda de líquidos. Incentive os atletas e as pessoas que trabalham fora a repor os fluidos a uma taxa igual à perda.

Dica de prevenção de desidratação nº 2

Verifique as previsões do tempo para dias de alto índice de calor. Quando as temperaturas estiverem altas, evite exercícios, exposição ao ar livre e planeje eventos que devem ocorrer ao ar livre durante os períodos do dia em que as temperaturas são mais baixas.

Dica de prevenção de desidratação nº 3

Jovens e idosos correm o maior risco de desidratação. Assegure-se de que idosos, bebês e crianças tenham água potável ou líquidos adequados e ajude-os conforme necessário. Incentive as pessoas incapacitadas ou deficientes a beber muita água e certifique-se de que recebem os líquidos adequados.

Durante as ondas de calor, devem ser feitas tentativas para verificar os idosos em suas casas. Durante a onda de calor de Chicago em 1995, mais de 600 pessoas morreram em suas casas devido à exposição ao calor.

Dica de prevenção de desidratação nº 4

Evite o consumo de álcool, especialmente quando está muito quente, porque o álcool aumenta a perda de água e prejudica sua capacidade de reconhecer os primeiros sinais associados à desidratação.

Dica de prevenção de desidratação nº 5

Use roupas de cores claras e folgadas se precisar sair de casa quando está calor. Beba bastante água e leve um ventilador ou aerossol pessoal para se refrescar.

Dica de prevenção de desidratação nº 6

Divida sua exposição a altas temperaturas. Encontre áreas com ar condicionado ou com sombra e deixe-se esfriar entre as exposições. Levar alguém para uma área resfriada por algumas horas por dia ajudará a prevenir os efeitos cumulativos da alta exposição ao calor.

Dica de prevenção de desidratação nº 7

Conheça os sinais e sintomas de cãibras de calor, erupção cutânea, exaustão por calor e insolação. A prevenção da desidratação é uma etapa para evitar essas condições.

Desidratação em resumo

  • O corpo precisa de água para funcionar.
  • A desidratação ocorre quando a ingestão de água é menor do que a perda de água.
  • Os sintomas variam de leves a fatais.
  • A prevenção é o primeiro passo importante no tratamento da desidratação.
  • Os jovens e os idosos são especialmente suscetíveis à desidratação.

Uma alimentação saudável beneficia a sua saúde enquanto lhe ajuda a emagrecer, assim como detox caps faz, limpando seu organismo de toxinas e oxidantes desnecessários enquanto diminui seu peso na balança.

E o melhor de tudo isso é que não existem efeitos colaterais, justamente por se tratar de um produto 100% natural. Vale a pena conhecer e visitar o detox caps site oficial!

E então, ficou alguma dúvida em relação ao conteúdo que trouxemos hoje?

Conte a nós, comente abaixo!

Até a próxima!

You Might Also Like
Deixe um comentário