Alface: a rainha das saladas

A chegada do bom tempo é geralmente sinónimo de pratos fáceis de preparar e vitaminas para carregar o nosso corpo com energia. Para isso, propomos descobrir quais são as propriedades da alface, para que você possa aproveitá-las ao preparar saladas e outros pratos de verão.

Graças ao seu alto teor de água, vitaminas, minerais e outros nutrientes, a alface é a base por excelência de muitas dietas. Já na Grécia e Roma antigas, a alface estava presente na dieta e hoje, a alface evoluiu para se adaptar às nossas necessidades e o número de culturas da combinação de sementes e variedades se expandiu.

Embora a salada ainda seja freqüentemente servida como prato principal, por suas propriedades, a alface também é uma guarnição extraordinária para carne e peixe. Na França, é comum servir algumas folhas de alface com queijo que é servido antes das sobremesas. Você decide de que maneira, mas é importante não esquecer de incluir a alface em sua dieta.

Variedades de alface

Alface longa

A alface longa é cultivada na Itália, França, Áustria e Holanda, de março a julho, é uma longa folha de alface que se fecha formando um broto que tem diferentes variedades.

O caule e as folhas são rígidos e geralmente são preparados na grelha, cozidos em sopas ou salteados. Pode ser conservado até quatro dias em local fresco, com o saco aberto para a alface respirar.

Alface batavia

Como a alface longa, esse tipo de alface também possui variedades diferentes. Em geral, é uma alface redonda com uma cor que você veria entre verde intenso e verde claro.

Com folhas crocantes e pontas irregulares, a alface batavia é excelente para saladas. É cultivado ao ar livre na Itália e na Suíça e também em estufas na Holanda e na Alemanha.

Alface de iceberg

A alface iceberg tem uma forma redonda e compacta. Suas folhas são duras, carnudas, crocantes e um pouco amargas. Caracteriza-se por uma cor verde clara, mais amarelada quanto mais próximo do centro.

A alface americana é a que tem uma vida útil mais longa que pode durar até duas semanas na geladeira em um saco plástico. É usado em saladas, mas também como vegetal.

Alface verde e vermelha

Esta variedade de alface, vinda da Itália, seja verde ou vermelha, mostra uma forma de hemisfério com folhas encaracoladas, entrecortadas e macias.

A alface verde e vermelha é geralmente consumida em saladas e, apesar de suas diferenças cromáticas, praticamente não há diferença no sabor. Ele enfatiza seu sabor intenso e levemente amargo.

Folha de carvalho, vermelho e verde

Parecendo semelhante às folhas da árvore do mesmo nome, é caracterizada pela sua cor verde ou roxa. A alface de folha de carvalho é tenra e ondulada.

Como é mantido por um curto período de tempo, é melhor consumi-lo no mesmo dia da sua compra. Seu sabor é uma reminiscência de nozes, por isso seu sabor é tão apreciado em saladas.

Escarola, lisa e encaracolada

A escarola é um tipo de alface com folhas muito duras e boa conservação, embora a folha de endívia crespa seja mais macia do que a folha da endívia lisa.

Escarola tem um sabor bastante amargo em comparação com outras alfaces, acima de tudo, as folhas mais verdes, por isso é preferível consumir as folhas mais amarelas que estão localizados mais perto do coração. Este ponto de amargura, torna-o ideal em combinações de doces e salgados e também em variadas saladas. A escarola estimula a fome e promove a digestão.

Propriedades nutricionais e terapêuticas da alface

O principal valor nutricional da alface é 95% da água que eles têm. Portanto, a alface ajuda a regular o trânsito intestinal, facilitando a digestão. Além disso, a alface é um aliado eficaz em dietas para perder peso porque é um alimento de baixa energia e tem apenas 20 calorias por 100 gramas. Além disso, a alface é rica em antioxidantes, fibras, sais minerais e vitaminas do grupo B e C. A alface de inverno possui menor concentração desses nutrientes. Diz-se que a alface contribui para o relaxamento, uma vez que contém um látex com propriedades calmantes.

Fonte Encare: https://www.encare.info/dieta-de-21-dias/

You Might Also Like
Deixe um comentário