Conheça os Benefícios de Comer Chocolate

É uma maneira celestial de melhorar seu desempenho. Há também alguns benefícios importantes para a saúde do chocolate. Theobroma Cacao , o nome latino para chocolate, significa “Comida dos Deuses”.

Não estamos falando de chocolate comum ou de sobremesas e doces de chocolate; O chocolate amargo tem uma longa história como planta curativa, estimulante do humor e até afrodisíaco.

Usar chocolate de alta qualidade para melhorar a sua saúde, conheça alguns benefícios. Boa Leitura!

Chocolate é bom para você? Os benefícios de saúde do chocolate.

Você sabia que o chocolate afeta seu cérebro, causando a liberação da serotonina, dopamina e endorfinas dos “neurotransmissores da felicidade”. Assim como o café, o chocolate é também uma potente fonte de antioxidantes polifenóis, que podem combater os radicais livres nocivos e proteger as suas mitocôndrias.

O chocolate é útil para melhorar o desempenho de maneiras nem tanto conhecidas. Na verdade, o cacau exerce um efeito sistêmico no corpo, com benefícios que vão desde melhor fluxo sanguíneo e cognição até alterações benéficas nas bactérias do intestino!

1. Chocolate para um melhorar o humor

O chocolate pode melhorar seu humor, especialmente em situações de alta pressão ou estresse. Foi solicitado aos participantes que completassem as tarefas de subtração serial de três e sete (contagem decrescente por 3s e 7s), e uma tarefa rápida de processamento visual de informações para testar a atenção sustentada. Aqueles que consumiram bebidas de cacau flavonol antes do julgamento tiveram desempenho cognitivo global melhor e relataram menos fadiga mental do que o grupo controle.

2. Chocolate faz você comer menos

Um dos meus efeitos favoritos do consumo de chocolate é a redução do apetite. Um estudo quantificou isso dando aos participantes uma porção de 100 g de leite ou chocolate amargo duas horas antes de serem servidos em um almoço que você pode comer. A ingestão de chocolate amargo foi correlacionada com uma ingestão calórica 17% menor na refeição seguinte, em comparação com o grupo de chocolate ao leite. (Eu imagino que seja porque a caseína no leite se liga aos polifenóis no chocolate, tornando-os indisponíveis para o seu corpo).

O chocolate também pode ter um efeito significativo sobre o humor, já que um estudo duplo-cego registrou que os indivíduos foram capazes de descriminar subjetivamente os efeitos da teobromina em doses tão baixas quanto 100-560 mg.

3. Chocolate para um coração saudável

O consumo regular de chocolate pode melhorar sua saúde cardiovascular.  Notavelmente, os polifenóis do cacau aumentam o colesterol HDL (frequentemente considerado como o tipo de proteção do colesterol), o que, por sua vez, leva à diminuição do colesterol LDL oxidada. Outros efeitos incluem níveis mais altos de óxido nítrico circulante, e redução da adesão plaquetária, resultando em melhora da circulação.

Um estudo descobriu que a epicatequina do cacau flavonol é responsável pelo aumento do óxido nítrico, essencial para a saúde vascular. Biodisponibilidade do óxido nítrico é um determinante essencial da saúde vascular, pois regula o tônus ​​de dilatação, sinaliza o crescimento celular e a resposta inflamatória e protege os vasos sanguíneos contra a coagulação.

Efeitos sistêmicos da epicatequina do flavonol cacaueiro.

A função vascular também é muito importante para a captação de glicose regulada por insulina. É por isso que o chocolate amargo também pode melhorar os níveis saudáveis ​​de sensibilidade à insulina.

4. Chocolate para pele brilhante e proteção solar

O chocolate pode ajudar a manter a pele saudável, modulando o fluxo sanguíneo saudável. Em um estudo, dois grupos de mulheres consumiram um alto teor de flavonol ou baixo teor de cacau em flavonol por um período de 12 semanas. Enquanto o grupo com baixo flavonol não apresentou alterações nos marcadores de saúde da pele, os indivíduos do grupo com alto flavonol tiveram, em média, 25% de redução no eritema induzido por UV (queimadura solar) após a exposição a um simulador solar.

O grupo com alto flavonol também registrou aumento da densidade e espessura da pele, bem como melhor hidratação e menor perda de água trans-epidérmica.

5. Chocolate pode diminuir a inflamação

O chocolate tem propriedades moduladoras da inflamação. Em um estudo, camundongos obesos suplementados com cacau em pó apresentaram níveis mais saudáveis ​​de inflamação e insulina. Esses camundongos também tiveram uma redução de 30% nos níveis plasmáticos do principal mediador pró-inflamatório interleucina 6.

Além disso, um estudo transversal de uma coorte italiana descobriu uma relação inversa entre o consumo de chocolate amargo e a proteína C-reativo sérica.

6. Chocolate é um prebiótico

Embora muitos estudos assumam que são os polifenóis de cacau que atuam diretamente na modulação de biomarcadores, é mais provável que pelo menos parte do efeito seja indireto e funcione por meio da interação com nosso microbioma intestinal. A pesquisa sugere que os flavonoides de cacau de baixo peso molecular, como epicatequina e catequina, podem ser absorvidos diretamente na circulação sanguínea, (a menos que você os misture com leite), mas isso não acontece com os polifenóis maiores. Neste caso, a microflora no cólon trabalha para decompor os polifenóis de alto peso molecular, de modo que os metabólitos secundários menores possam circular por todo o corpo.

Os flavonoides de cacau são processados ​​pela microbiota intestinal e os metabólitos secundários podem entrar em circulação.

Se as bactérias do intestino estão se alimentando dos maiores polifenóis do cacau, então isso também pode alterar a composição do microbioma intestinal. De fato, um estudo descobriu um efeito prebiótico benéfico do alto consumo de chocolate com flavonol. Após um período de 4 semanas de consumo de um cacau em pó com elevado teor de flavonol, os indivíduos tiveram um aumento significativo nas populações de bifidobactérias e lactobacilos, bem como níveis significativamente diminuídos de clostrídios.Isso foi acompanhado por uma proteína C-reativa significativamente menor (que se correlaciona com a redução da inflamação no organismo), que foi associada particularmente às alterações nos lactobacilos.

7. Chocolate para anti-envelhecimento

Por último, mas certamente não menos importante, o cacau pode melhorar a biogênese mitocondrial, ou a criação de novas mitocôndrias.

É o flavonol epicatequina no chocolate que é responsável pela mitogênese. Em um estudo, a administração oral de epicatequina a camundongos senis mudou vários biomarcadores para aqueles de camundongos jovens, incluindo a sirtuína 1, um regulador bem reconhecido da biogênese mitocondrial. Em outro estudo com camundongos, o tratamento com epicatequina melhorou o desempenho no exercício em cerca de 50% em comparação com os controles e aumentou a resistência à fadiga muscular em aproximadamente 30%.O grupo da epicatequina também registrou aumentos significativos no volume mitocondrial nos músculos posteriores e cardíacos.

O chocolate tem cafeína?

Sim, mas em quantidades muito menores que o café. Muito menos, você provavelmente poderia comer um quadrado ou dois de chocolate amargo antes de dormir sem qualquer dificuldade em adormecer. A molécula que realmente dá energia ao café é chamada de teobromina. A teobromina é o principal alcaloide encontrado no cacau, que é responsável por múltiplos efeitos positivos, um dos quais é semelhante aos efeitos da cafeína. Embora a teobromina esteja presente em outras plantas, há uma alta concentração no chocolate amargo, com medidas entre 237 a 519 mg por 50g.

Os benefícios da teobromina

Promove energia constante: Devido à composição molecular da teobromina, enquanto promove energia no corpo, não exerce seus efeitos sobre o sistema nervoso central – então, seus efeitos são um tipo de energia mais suave e agradável. Além disso, devido à sua composição molecular, a teobromina demora mais tempo a desaparecer do seu corpo, o que significa que esta energia calma dura mais tempo.

Melhora função cognitiva: Os efeitos cognitivos imediatos do chocolate são explicados principalmente pela cafeína e teobromina. Um estudo comparando os efeitos do pó de cacau versus um equivalente de cafeína e pó de teobromina encontrou melhorias equivalentes nas avaliações cognitivas e de humor.

Gosto viciante: Diz-se que o chocolate amargo é um “sabor adquirido”, e pesquisas sugerem que a teobromina pode ser o componente responsável por nossa atração pelo chocolate amargo. Um estudo demonstrou um aumento no gosto por uma bebida “nova” quando ela foi misturada à teobromina.

As armadilhas do chocolate

A maioria dos chocolates contém açúcar

Até agora você pode estar interessado em pegar um pouco de chocolate, mas não se esqueça de escolher um com o mínimo de açúcar possível ou até mesmo nenhum.

Enquanto a pesquisa mostra que o cacau pode ter um efeito benéfico no que diz respeito à manutenção do tônus ​​vascular e da sensibilidade à insulina, o inverso é verdadeiro para o açúcar. Comer chocolate adoçado não é bom para você. Cuidado com o chocolate comercializado como “sem açúcar”, que pode conter adoçantes artificiais não saudáveis. Os únicos adoçantes recomendados são Stevia, eritritol de milho não OGM e xilitol de madeira dura.

O efeito prejudicial do açúcar na função vascular é independente da obesidade e da resistência à insulina, portanto, o açúcar é ruim para você, mesmo se você tiver uma boa saúde.

Chocolate pode conter mofo

Infelizmente, devido às técnicas agrícolas intensivas e práticas agrícolas, de processamento e armazenamento pobres, grande parte do suprimento de chocolate do mundo está contaminada com níveis significativos de toxinas de mofo.

Os cacaueiros são uma cultura tropical, tornando-os altamente suscetíveis a fungos. Torragem da castanha mofada destrói os fungos reais, mas não destrói o subproduto dos fungos: toxinas. Castanha não é apenas suscetível quando está na árvore. Eles podem se tornar hospedeiros de fungos durante o pré-processamento, por isso é importante não deixá-los descansar por longos períodos de tempo. A boa notícia é que o processamento de grãos de cacau em um produto acabado resultou em uma redução de 93,6% na ocratoxina A. Minha experiência é que as toxinas do mofo variam muito de lote para lote e de marca para marca, e uma marca com chocolate “limpo” este mês pode não estar limpa no mês seguinte.

Se você não tiver chocolate à prova de fungos, tenha em mente o seguinte ao selecionar e consumir chocolate:

  • Certifique-se de que o chocolate tem pelo menos 85% de chocolate amargo
  • Chocolate europeu tende a ser mais baixo em toxinas de mofo, já que eles têm limites mais rígidos dos Governos.

Como usar mais chocolate no seu dia a dia.

Suas opções são quase ilimitadas. Experimente estas opções exclusivas para obter mais chocolate na sua dieta:

  • Beba chá de cacau
  • Faça uma Mocha adicione um pouco de chocolate em pó de alta qualidade ao seu café matinal.

Quais são as suas formas favoritas de comer chocolate? Adoraríamos ouvir como você gosta de comer (ou beber) chocolate deixe nos comentários abaixo.

 

You Might Also Like
Deixe um comentário