iniciar_o_plano_fitness

Como parar de procrastinar e iniciar o plano fitness de 2020?

Se o seu plano fitness ainda não saiu da lista de “desejos para 2020”, este é o momento de parar de procrastinar e colocar o seu projeto em ação.

Afinal, o ano novo já passou e o tempo não para. Então, está na hora de levantar da cadeira e procurar uma academia de musculação completa, ou um esporte que te faça feliz e contribua com a sua saúde.

iniciar_o_plano_fitness

Sabemos que no início é bem difícil, ainda mais quando não temos o hábito de praticar exercícios físicos ou mudar o cardápio para uma alimentação mais saudável.

Além disso, é aquele negócio: sempre deixamos tudo para última hora. A procrastinação parece até algo natural do ser humano, mas temos que quebrar esse ciclo.

No artigo de hoje, separamos algumas dicas que podem te ajudar a dar o pontapé inicial e começar agora o seu plano fitness de 2020.

Quer saber mais? Acompanhe-nos nessa jornada!

1 – Escolha um exercício físico que você gosta

Em primeiro lugar, devemos ter em mente que a prática de exercícios físicos não precisa ser algo doloroso, que nos traga sofrimento. Isso só nos desmotiva mais ainda e não ajuda em nada na mudança de hábitos.

Sendo assim, procure por um exercício ou uma modalidade esportiva que te atraia.

O curso de pilates solo, por exemplo, tornou-se uma das atividades mais procuradas dos último anos. 

Muito disso, deve-se aos próprios benefícios do pilates, que além de ser um exercício físico, também estimula a concentração, a flexibilidade e o equilíbrio emocional.

O pilates solo, também conhecido como pilates em aparelhos, ou Mat Pilates, é uma modalidade feita com o auxílio do bolas, pesos e outros acessórios, que contribuem para a intensificação do treino.

Esse tipo de exercício de pilates exige maior esforço do praticante, incluindo força muscular, alongamento, equilíbrio e consciência corporal. Entretanto, não significa que ele é mais difícil de ser praticado.

Com um pouco de tempo e muito treino, em poucas aulas você já poderá perceber o avanço com os movimentos do corpo, sendo possível executar figuras muito mais facilmente e tendo uma vida cada vez mais saudável.

Mas, se você gosta mesmo é da musculação, pode ser interessante procurar uma academia de ginastica feminina ou masculina especializada, que atenda aos seus objetivos.

Afinal, enquanto muitas pessoas buscam perder peso, outras querem ganhar massa muscular, ou somente ter uma rotina mais ativa.

2 – Organize e gerencie o seu tempo

Uma das desculpas mais comuns para procrastinar o plano fitness é a falta de tempo.

Sabemos o quão difícil é sair do trabalho, cuidar da casa e da vida pessoal, mas se você souber se organizar direitinho, é possível encontrar uma hora para a prática de exercícios físicos.

Além do mais, pessoas que têm filhos podem procurar por alguma academia que também forneça treinamento funcional para crianças. Dessa forma, você e os pequenos podem praticar uma atividade física juntos.

Vale ressaltar que, apenas 1 hora por dia já é suficiente para começar o seu plano fitness. Dependendo da modalidade, recomenda-se a prática do exercício de 2 a 3 vezes por semana.

Ou seja, se você se organizar bem certinho, dá tempo de fazer tudo!

3 – Chame um amigo(a) para te acompanhar

Começar uma atividade física ao lado de um amigo pode ser muito mais fácil. Ter a companhia de alguém não é somente motivador, mas é o “empurrãozinho” que faltava para você não desistir logo na primeira semana.

Além disso, toda atividade feita em grupo costuma ser muito mais divertida. Não é à toa que aulas como jump, dança, zumba e os treinos de crossfit ganharam o coração de muitas pessoas, com idades variadas.

4 – Tenha conhecimento sobre suas limitações

Ter uma vida fitness não significa fazer o máximo de exercícios físicos possíveis. Ao contrário disso, é necessário encontrar a atividade que lhe agrade e, não só isso, que seja adequada ao seu perfil.

Por exemplo, ao perceber muitas dores nas costas, o ideal é procurar uma clínica geral para tratamento de coluna, antes de iniciar qualquer esporte ou exercício.

Dependendo da avaliação médica, pode ser que você não possa levantar peso, ou tenha que praticar atividade somente uma determinada quantidade de vezes na semana.

Ou seja, saiba que o seu plano fitness deve dar prioridade para a sua saúde e não seja foca somente em questões estéticas.

Assim, ao perceber qualquer alteração, veja se não é recomendável alternar a academia com uma acupuntura para coluna, entre outros tratamentos indicados pelo médico.

5 – Não esqueça da sua alimentação

O plano fitness deve incluir também a parte da alimentação. Afinal, não adianta nada gastar horas na academia, suar a camisa, mas ao chegar em casa, descuidar das suas refeições.

A vida saudável depende do equilíbrio entre a alimentação e a prática de atividades físicas.

Caso você tenha problemas em se reeducar, procure ajuda profissional, como um nutricionista para atletas

Com a orientação certa, é possível adequar tudo o que você come e, assim, atingir seus objetivos muito mais rápido.

Aliás, não faça dietas altamente restritivas, ou de grande ingestão calórica sem orientação médica. 

Cada corpo funciona de uma maneira e é preciso adequar sua alimentação, conforme suas necessidades.

As chamadas “dietas da moda” podem mais prejudicar do que ajudar. O plano fitness deve ser em prol da sua saúde, não apenas alcançar os objetivos a qualquer custo.

6 – Estabeleça metas reais

Muitas pessoas acabam desistindo do plano fitness porque se sentem desmotivadas por não alcançarem suas metas.

Porém, é necessário ter em mente que a mudança não ocorre do dia para a noite. É preciso ter paciência e, além disso, não sair da realidade no estabelecimento de objetivos.

O que ocorre é que, algumas pessoas, quando começam na academia, já acham que vão perder 10 kg em menos de 1 mês. Ou ganhar músculos em 2 semanas.

Não que essas metas sejam inalcançáveis, mas o melhor é estabelecer algo mais próximo da realidade, respeitando a sua rotina, limitações e sabendo que você está no começo do seu plano fitness.

Por conta disso, a dica é:

  • Peça ajuda de um profissional (personal trainer, treinador, etc.);
  • Comece com metas pequenas (perder 1 kg) e vá aumentando;
  • Seja gentil com você mesmo e não fique sempre frustrado;
  • Comemore as pequenas vitórias.

Vale dizer que nenhuma meta é imutável. Ao contrário, o melhor é sempre mudar a sua meta a cada mês, levando em consideração tudo o que você alcançou nos 30 dias de plano fitness.

Aos poucos, você irá perceber o quanto conseguiu evoluir.

7 – Busque diversificar os exercícios e a alimentação

Criar um hábito não é algo fácil. É preciso ter disciplina e, além disso, saber que a mudança começa com a criação de rotinas.

Depois de um tempo, é comum cair na monotonia, o que pode afastar muitas pessoas que já começaram o plano fitness.

Por isso, é interessante sempre diversificar os exercícios praticados, bem como o cardápio de refeições saudáveis.

Converse com treinadores e profissionais de educação física para pedir novos treinos. Além de ser um fator de motivação, a mudança de atividades irá forçar o seu corpo a movimentar novos músculos.

No caso da alimentação, busque por receitas criativas, para que você descubra novos sabores, sem fugir do que é saudável.

8 – Tire um tempo para descansar

O seu plano fitness deve contar com um tempo de descanso. Afinal, o repouso não é só importante para a recuperação dos músculos, mas também ajuda muito no nosso psicológico – e nos ajuda a não desistir.

Sendo assim, lembre-se de curtir um tempo com a família, com os amigos e investir em relaxamento. Uma massagem 24hs pode não ser uma má ideia, especialmente se você estiver sofrendo com dores musculares.

Deixe de lado o pensamento de que a vida fitness é sinônimo de sofrimento.

Faça com que a preocupação com a saúde se torne algo natural, mas não altamente restrito, para que você possa focar em outras atividades, em conjunto com os exercícios físicos e a alimentação saudável.

9 – Não volte à procrastinar

Depois de iniciar o seu plano fitness, você deve concentrar esforços para não desistir e voltar à procrastinar.

Lembre-se que, assim como podemos construir uma rotina saudável, também podemos nos acomodar, e sempre deixar o plano fitness só no papel.

Portanto, se você está com dificuldades de começar a mudança de vida, veja se o que te desmotiva e tente afastar isso, para que todos os seus objetivos do ano de 2020 consigam se cumprir.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

You Might Also Like
Deixe um comentário