Coenzima Q10

Não é à toa que a Coenzima Q10 está entre os suplementos mais procurados e se faz presente em diversas formulações cosméticas. A substância é um poderoso antioxidante e aumenta os níveis de energia, te deixando mais disposto para as atividades diárias.

Alvo de diversos estudos e benefícios terapêuticos comprovados, a coenzima Q10 atua em diferentes processos no organismo.

Entenda como ela age no organismo, para que serve e a importância da suplementação.

O que é coenzima Q10

A coenzima Q10 (CoQ10), também chamada de ubiquinona, é uma provitamina lipossolúvel produzida pelo próprio organismo e encontrada em alimentos como a carne vermelha, peixes, cereais, brócolis e espinafre, além de ser comercializada como suplemento alimentar e em utilizada em formulações cosméticas.

Essencial para o bom funcionamento do organismo, a CoQ10 atua, em especial, na produção de ATP, principal fonte de energia celular.

Com isso, auxilia na produção de energia, aumenta o desempenho físico e diminui o cansaço tanto para as atividades cotidianas, como também para praticantes de atividades físicas.

Além disso, é um potente antioxidante e protege as células dos danos dos radicais livres. Com isso, pode retardar o processo de envelhecimento, estimular o sistema imune e melhorar a função cardiovascular, entre outras funções.

Para que serve a coenzima Q10

Coenzima Q10 é cofator essencial na produção celular de energia, mas também desempenha outras funções ao combater os radicais livres e ter papel terapêuticos no tratamento da fibromialgia, melhora das funções cardiovasculares, entre outros.

Sua principal atividade é no interior das mitocôndrias, organelas responsáveis pela produção de energia celular.

Apesar de estar presente em praticamente todas as células do organismo, é encontrada em maior concentração em tecidos e órgãos com maior demanda energética, como coração, neurônios, músculos, fígado e rins.

Uma vez que a coenzima Q10 participa da produção de ATP, ela contribui para o aumento da energia. Dessa forma, acaba com o cansaço, aumenta a disposição e pode contribuir para a melhora do desempenho esportivo.

Por conta disso. É um suplemento muito procurado por praticantes de atividades físicas, já que aumenta a energia disponível para os músculos, melhora o transporte de oxigênio, reduz a sensação de fadiga e auxilia na recuperação muscular.

Em geral, a CoQ10 é a responsável por fornecer a energia necessária para realizarmos as tarefas do dia-a-dia, atividades físicas, bem como qualquer outro processo metabólico.

Outra atividade bastante conhecida e pesquisada da coenzima Q10 é a sua ação antioxidante.

Ela combate os radicais livres que são gerados naturalmente em diversos processos dentro do organismo. Estes radicais podem danificar as células sadias e contribuir para o surgimento de doenças graves, tais como artrite, arteriosclerose, catarata, câncer, assim como o envelhecimento precoce.

Ao neutralizar os radicais livres, a CoQ10 os torna em espécies inofensivas e beneficia o funcionamento do coração, a regulação da pressão arterial, crescimento e diferenciação celular, proteção do DNA, além de contribuir para a saúde da pele e cabelos.

Por conta destes atributos, a coenzima Q10 é comumente usada na formulação de diversos cosméticos, uma vez que hidrata e tonifica a pele profundamente, além de dar mais brilho e maciez aos cabelos.

Dentre os efeitos terapêuticos da coenzima Q10 podemos destacar seu uso no tratamento de fibromialgia, cancros, distrofia muscular, insuficiência cardíaca e prevenção do Alzheimer e Parkinson.

Só por isso já dá para ter uma ideia do quanto manter níveis adequados de CoQ10 é importante.

Alguns estudos correlacionam a falta desse nutriente com problemas graves como pressão alta, insuficiência cardíaca e arritmia.

O coração é dependente da CoQ10 para bater forte e no ritmo certo. Os vasos sanguíneos também se beneficiam com essa substância, pois ela pode aumentar a disponibilidade do óxido nítrico, um potente vasodilatador que relaxa os vasos sanguíneos, controla a pressão arterial e melhora o aporte de sangue e oxigênio aos tecidos.

Em casos de fibromialgia, a suplementação com Coenzima Q10 demonstra ajudar na diminuição da fadiga crônica e cansaço matinal, além de melhorar sintomas como dor, ansiedade e depressão.

Há estudos que mostram que a CoQ10 acelera a recuperação de cirurgias por conta da sua ação antioxidante e propriedades anti-inflamatórias.

Principais benefícios da Coenzima Q10:

– Antioxidante

– Anti-inflamatório

– Fortalece o sistema imunológico

– Combate o envelhecimento

– Dá mais disposição

-Melhora a performance esportiva

-Auxilia no tratamento e prevenção de doenças cardiovasculares

Coenzima Q10 possui efeitos colaterais?

A suplementação oral de coenzima Q10, em doses adequadas, é considerada segura e bem tolerada para a maioria das pessoas.

Apesar disso, é importante observar algumas interações com medicamentos. Há relatos que o uso da Q10 em conjunto com anticoagulantes, por exemplo a varfarina, reduz a eficácia do medicamento. Portanto, deve ser evitada.

O uso da suplementação também deve ser evitado para pessoas que sofrem de hipoglicemia, pois pode diminuir ainda mais o nível de glicose no sangue.

Além disso, pode haver diminuição do apetite, enjoos e dores de cabeça em pessoas mais sensíveis.

Por não ter estudos conclusivos, gestantes e lactantes devem evitar o uso deste suplemento e consultar o médico antes.

Assim como pacientes com cirurgias marcadas devem suspender o uso com uma antecedência de 14 dias, no mínimo.

Suplementação de Coenzima Q10

Mesmo a Coenzima Q10 sendo sintetizada pelo próprio organismo, conforme atingimos certa idade, a sua produção fica comprometida e os níveis naturalmente diminuem.

Por isso, é essencial repor esta perda com a suplementação a fim de manter o corpo saudável e cheio de vigor.

Para não sofrer com os efeitos nocivos da diminuição dos níveis de coenzima Q10, tais como aumento dos radicais livres, problemas cardíacos, aparecimento de rugas, é interessante apostar na suplementação de Coenzima Q10, especialmente após os 30, 40 anos.

Os alimentos, apesar de conterem CoQ10, fornecem quantidades insuficientes para a reposição da substância.

Manter os níveis ideais de Coenzima Q10 é importante para o pleno funcionamento do seu organismo, aumento da energia e disposição, prevenção de doenças cardiovasculares, neuromusculares, diabetes, entre outras.

Então, para reestabelecer os níveis de coenzima Q10 e proteger seu coração, prevenir o envelhecimento e aumentar a performance, suplemente com um Coenzima Q10 de uma marca confiável.

Gostou do artigo? Então siga com o nosso blog, em breve traremos muito mais conteúdo de qualidade.

You Might Also Like
Deixe um comentário