academia

ACADEMIA: você tem ido pelos motivos corretos?

Muitas pessoas encontram na academia esportiva um motivo para começarem a praticar atividades diárias.

Isso porque buscar uma vida mais ativa e saudável é a melhor maneira de conquistar uma rotina baseada em bem-estar.

É fundamental que as pessoas mantenham uma alimentação balanceada, pois esse é um dos pilares mais importantes para quem deseja um corpo mais bonito, e também para quem quer perder peso.

Além disso, é essencial saber como está a condição da sua saúde. Por isso, você deve agendar consultas com o seu médico e fazer check-ups periódicos para acompanhar mais de perto o funcionamento do seu organismo.

Para complementar, você deve buscar uma rotina de atividades físicas, como um modo de manter o seu peso corporal dentro do indicado e ganhar condicionamento físico.

academia

Há uma série de esportes que podem contribuir para isso, mas a musculação é sem dúvida um dos mais requisitados, além do fato de que é comum encontrar academias próximas da sua residência.

Se você possui um plano ativo, ou está pensando em iniciar o seu, a pergunta que fica é: você fará isso pelos motivos certos?

Este artigo traz uma descrição dos melhores motivos pelos quais você deve se empenhar em frequentar uma academia. 

Para que assim, você saiba exatamente a razão para isso, e não correr o risco de desanimar durante o processo.

Razões para frequentar a academia

Quem frequenta uma academia corporativa, do condomínio ou uma particular deve ter sempre em mente os motivos pelos quais essa ação vale a pena.

As razões para se adquirir esse hábito são várias, sendo algumas delas:

  • Aceleração do metabolismo;
  • Correção postural;
  • Sensação de bem-estar;
  • Fortalecimento da imunidade;
  • Alívio da tensão diária;
  • Prevenção de doenças;
  • Melhora no condicionamento físico.

Aceleração do metabolismo

Uma das grandes vantagens de frequentar uma academia para praticar exercícios de musculação e os aeróbicos é a aceleração do metabolismo.

Isso porque apostar em um treinamento funcional de alta intensidade, correr na esteira ou realizar algumas séries de exercícios pode ser uma maneira interessante de perder peso corporal mais facilmente.

Sendo assim, o seu corpo começa a trabalhar de modo acelerado, consumindo a gordura armazenada enquanto fortalece outras estruturas internas, como os músculos e os ossos.

Se tudo isso for feito em conjunto a uma dieta adequada, é possível garantir um emagrecimento saudável e seguro.

Correção postural

A prática de exercícios também é uma maneira excelente de corrigir a sua postura.

Muitas pessoas que trabalham em escritórios sofrem com o sedentarismo, que acarreta em uma série de prejuízos para o corpo.

Uma das maiores queixas, nesse sentido, é a dor nas costas frequente, ocasionada muitas vezes pela falta de postura para se sentar ou para caminhar.

Além da musculação, uma boa alternativa é recorrer aos studios de pilates, que oferecem um treinamento próprio para a melhora de dores corporais.

Os profissionais devidamente habilitados pelo curso de pilates em SP podem oferecer todo o suporte e auxílio na prática da atividade, que vai garantir uma qualidade de vida muito maior para os alunos.

Sensação de bem-estar

Apesar de muitas pessoas ainda duvidarem, as atividades físicas são grandes responsáveis pela sensação de tranquilidade que alguns atletas desfrutam.

Isso porque praticar exercícios relaxa o corpo e diminui o nível de estresse, cada vez mais comuns em profissionais dos mais variados segmentos.

O processo é muito simples, ao treinar, o corpo libera a endorfina, um neurotransmissor que garante o bem-estar.

Não à toa, muitas pessoas que realizam tratamentos para combater a depressão utilizam a atividade física como método complementar, que traz benefícios nesses casos.

Os idosos também sofrem com esse problema, e uma indicação para ajudar é recorrer ao treinamento funcional para terceira idade, ou investir em exercícios diários, como um modo de garantir mais satisfação pessoal.

Fortalecimento da imunidade

Não é segredo para ninguém que as atividades físicas são grandes responsáveis pelas melhorias na saúde de muitas pessoas.

Isso também influencia diretamente no fortalecimento da imunidade, diminuindo quadros virais e infecciosos, tais como as gripes e resfriados.

Ao se manter ativo, o corpo produz uma série de defesas, capazes de combater doenças recorrentes.

Desse modo, é possível colher benefícios no dia a dia, garantindo que o atleta esteja sempre saudável e disposto.  

Alívio da tensão diária

É muito comum que as pessoas busquem meios de aliviar a tensão diária, gerada pelo excesso de trabalho ou de outros agentes negativos presentes na rotina.

Enquanto muitas delas utilizam a comida para descontar a frustração, outras preferem ir para a academia e praticar exercícios físicos como método para o atingir o mesmo resultado.

Por isso, você também pode recorrer à musculação para aliviar as tensões, aproveitando os benefícios colhidos com os exercícios diários e garantindo um corpo mais bonito e torneado.

Prevenção de doenças

Há uma série de doenças que estão em alta. Pressão alta, diabetes e obesidade são apenas alguns dos principais exemplos.

Apesar de muitos deles serem identificados com um exame admissional de sangue, é possível perceber uma queda na qualidade de vida de quem não se preocupa em fazer atividades físicas.

Sendo assim, se você quer ir para a academia como um meio de evitar problemas de saúde como os mencionados acima, esse é um bom motivo para começar.

Melhora no condicionamento físico

Se você decidir participar de uma maratona no próximo final de semana, o seu condicionamento físico vai ajudá-lo a completar a prova?

Certamente, se você não tem o costume de praticar esportes, a resposta para a pergunta será: não.

Além disso, quem hoje utiliza o seu automóvel para realizar todas as suas necessidades fora de casa, provavelmente, não aguentaria caminhar por uma pequena distância sem sentir um grande cansaço.

Por isso, você deve recorrer a uma academia para garantir maior resistência corporal, aumentando o seu condicionamento e suportando caminhar ou correr por distâncias cada vez maiores.

Vale lembrar que a falta de resistência não é um problema exclusivo de quem está acima do peso indicado.

Sendo assim, há quem consulte um nutrólogo para engordar, do mesmo modo que algumas pessoas precisam de um nutricionista para emagrecer.

O importante, nesse sentido, é aliar a dieta adequada ao seu biótipo, aliar exercícios físicos e alcançar um condicionamento físico cada vez maior.

Personal trainer ou academia?

Algumas pessoas têm dúvida se vale a pena contratar um plano de academia ou recorrer aos serviços de um personal trainer particular.

Enquanto um estabelecimento de musculação oferece a estrutura completa, com equipamentos próprios para a práticas de exercícios, o personal trainer é um profissional qualificado para a instrução de atividades físicas.

Mas, é válido ressaltar que uma possibilidade não exclui a outra.

Isso porque elas podem ser complementares, de modo que se você quer um treino totalmente personalizado, é possível recorrer aos serviços do personal particular dentro de uma academia.

Além disso, para quem mora em condomínio que conta com espaço próprio de equipamentos de ginástica, a sugestão é contratar um personal trainer para idosos, mulheres, ou para quem deseja se tornar um atleta profissional.

O importante é encontrar um meio de realizar atividades físicas para que a sua saúde seja beneficiada, de modo que você alcance uma maior qualidade de vida.

Os motivos errados para ir à academia

Existem várias razões positivas para ir à academia, mas também há quem decida se exercitar pelos motivos errados.

Um deles pode ser a influência externa de amigos ou de propagandas. 

Se a decisão de adquirir hábitos mais saudáveis não parte de você, certamente o desânimo chegará antes e você deixará de frequentar o espaço.

Outro mau motivo para ir à academia é esperar resultados instantâneos, ao visualizar fotos de esportistas ou de modelos profissionais e se comparar com eles.

Isso porque conquistar um corpo torneado e musculoso não é possível sem muita constância e disposição, já que o processo todo ocorre de modo gradual.

Se você vai à academia sem ter a consciência de que é necessário estabelecer uma rotina fixa de exercícios, provavelmente você deixará ela de lado rapidamente.

Outro ponto fundamental é que para alcançar melhores resultados com a prática de esportes, é essencial aliar uma alimentação balanceada.

Afinal, se você não investe no consumo de frutas, verduras e proteínas, ingerindo as vitaminas e os minerais necessários para o seu organismo, certamente você terá dificuldades em perder peso, por exemplo.

Sendo assim, o primeiro passo para não errar nas razões pelas quais você decidiu frequentar a academia é ter em mente todos os benefícios que a prática permite, mantendo o foco na sua meta.

Além disso, é importante acompanhar os seus resultados e comemorar as suas evoluções, de modo a gerar estímulos para que você queira manter esses hábitos.

Dessa forma, você alcança o bem-estar na sua rotina e pode conquistar a melhora na sua qualidade de vida. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

You Might Also Like
Deixe um comentário