A melhora vulvar em mulheres na pós-menopausa

Muitas mulheres na pós-menopausa encontram alívio da dor sexual com um medicamento de prescrição chamado ospemifeno. Em um estudo recente do Journal of Sexual Medicine , os cientistas discutiram como isso funciona.

Na menopausa, os níveis de estrogênio da mulher caem drasticamente. O estrogênio é um hormônio sexual feminino essencial para a saúde vaginal. Quando o corpo produz menos estrogênio, a vagina pode se tornar seca e quebradiça. Alterações celulares tornam as paredes vaginais mais finas e menos flexíveis. Durante o sexo, pode haver menos lubrificação vaginal, o que muitas vezes leva a relações sexuais dolorosas. Algumas mulheres sentem sensação de ardor e coceira nos genitais. Juntos, essa coleção de sintomas é chamada de atrofia vulvar e vaginal (AVV).

Infelizmente, o VVA não melhora sozinho. Hidratantes e lubrificantes vaginais e terapia com baixas doses de estrogênio podem ajudar. O ospemifeno é uma possibilidade para mulheres com dor sexual moderada a severa.

Comercializado sob a marca Osphena, o ospemifeno foi aprovado pela Food and Drug Administration dos EUA no início de 2013. Embora não seja estrogênio, funciona de maneira semelhante, mantendo os tecidos vaginal e vulvar saudáveis.

saude da mulher

Como o ospemifeno faz isso?

Uma maneira é através de alterações no tecido vaginal e vulvar.

Os pesquisadores trabalharam com 20 mulheres na pós-menopausa que foram agendadas para procedimentos ginecológicos. Onze mulheres tomavam ospemifeno há pelo menos um mês. As nove mulheres restantes não tomaram o medicamento.

Durante a cirurgia, biópsias vaginais e vulvares foram retiradas de cada mulher para posterior análise. Os pesquisadores compararam a estrutura do tecido das biópsias de cada grupo.

Eles descobriram que as mulheres que tomaram ospemifeno tiveram aumento da espessura epitelial. Isso significa que a área de células que reveste a vagina é mais espessa.

As mulheres do grupo ospemifeno também tinham mais glicogênio (células que armazenam glicose) e um maior índice de proliferação (um maior número de células se dividindo). Os pesquisadores também descobriram mais colágeno. O colágeno é um tipo de proteína que atua como um scaffold, unindo células e tecidos.

O que esses termos técnicos significam para mulheres com atrofia vulvar e vaginal? Em resumo, as mulheres que tomaram o ospemifeno tiveram melhorias na composição fisiológica de sua vagina e vulva, que estão ligadas a menos sintomas de VVA e sexo mais confortável.

Para melhorar ainda mais o sexo da mulher, experimente ler mais sobre esse estimulante: https://www.artesdecura.com.br/estimulante-sexual-feminino/

You Might Also Like
Deixe um comentário