5 benefícios de treinar um cão

Quando um cachorro entra em nossa vida, nos sentimos felizes e imediatamente o aceitamos como um membro da família. Mas, como acontece com os humanos, às vezes não é fácil morar junto. E, como as pessoas, os animais de estimação também devem se adaptar às regras de convivência . É por isso que você deve treiná-lo.

Lembre-se de que adotar um animal de estimação implica em uma responsabilidade que você está adquirindo de forma absolutamente voluntária . Você deve cuidar da saúde dele, alimentá-lo, tratá-lo bem e, entre muitas outras coisas, também educá-lo.

Embora você possa contratar os serviços de um treinador, o ideal é que você faça você mesmo. Você economizará dinheiro e, entretanto, aprenderá muito com seu cão e fortalecerá o relacionamento.

Quais são os 5 benefícios de treinar um cão?

Como animais de carga, os cães são treinados para reconhecer, aceitar e seguir um líder . O problema surge quando ele não recebe sinais claros dos membros humanos de seu clã e ele fica como líder.

A primeira coisa que você deve conseguir – então – é que seu cão o reconheça como o líder da matilha . Isso significa que eles entendem que você é o protetor da família e que, portanto, devem respeitá-lo e obedecê-lo. A partir daí, tudo ficará mais simples e você começará a perceber os benefícios que a educação que está ministrando traz consigo. Dizemos alguns:

1. Você corrigirá seus comportamentos

Obviamente, é o objetivo prioritário e mais urgente. Assim, a desobediência, a agressividade , os maus comportamentos, a ansiedade  e o estresse começarão a desaparecer . Aos poucos e passo a passo ele aprenderá a responder ao seu chamado, a parar, sentar-se ou deitar-se quando você pedir e a comportar-se como um cavalheiro quando receber visitas.

2. Você vai melhorar o vínculo afetivo

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, treinar e estabelecer limites não o afastará de seu amado animal de estimação . É o contrário: quanto mais ele o respeitar como líder, mais estreitos ficarão os laços emocionais, pois ele deixará claro que é você quem lhe garante proteção, alimentação e carinho, três coisas que um cão considera fundamentais.

3. Você aprenderá a “ser um cachorro”

É sempre bom parar de olhar um pouco para o seu umbigo humano e tentar se colocar no lugar dos outros. É a única maneira de entender os comportamentos, motivações e pensamentos do seu animal de estimação. E também para entender o que você precisa e saber como lidar com cada uma de suas atitudes e reações. Isso não significa que você passará a agir como um cachorro, pois será inútil, mas sim tentar decifrar seus mecanismos de aprendizagem e seus padrões de comportamento para abordar sua educação a partir desses parâmetros .

4. Você será capaz de se comunicar de forma eficaz

Por uma questão óbvia, como a diferença de línguas e espécies, é muito provável que não entendamos o que nosso cachorro quer nos dizer. E a mesma coisa acontece com ele também. Ele não consegue decifrar o que lhe pedimos. O adestramento de cães fará com que você transponha essas diferenças de “idioma”. Além disso, os cães têm uma linguagem corporal – em que a cauda e as orelhas têm muito a dizer – que seria importante tentar interpretar para melhorar ainda mais a comunicação com o seu animal de estimação.

5. Você fará com que toda a família viva junta e feliz

Entender o seu cão e que ele entende você resultará em um relacionamento mais feliz para vocês e também para o grupo familiar. Em suma, a coexistência se tornará mais fluida.

Dicas para educar seu cachorro

É importante que você tenha em mente que nenhum cão nasce treinado e que, por isso, você deve ter muita paciência com seu fiel amigo. E saiba que  se você tentar educá-lo com violência, você apenas o intimidará ou terá reações agressivas . Além disso, cada cachorro é um mundo, como nós. E isso não tem nada a ver com raça, mas com personalidade. Por isso, com calma e integridade você conseguirá um cão obediente . E os rosnados, as fezes na sala e as cadeiras quebradas vão começar a desaparecer para dar lugar a um animal calmo e saudável que não terá perdido a ternura nem a vontade de brincar, para deleite de toda a família.

You Might Also Like
Deixe um comentário