12 Alimentos Desintoxicantes para Ajudar seu Corpo a se Curar Naturalmente

A palavra “desintoxicação” tem muitos usos. Mas o que é uma desintoxicação? Os regimes de desintoxicação funcionam? E os alimentos desintoxicantes podem ajudá-lo a limpar seu corpo sem depender de pós, pílulas e misturas caras?

As pessoas costumam me perguntar sobre a melhor maneira de desintoxicar.

Se você quiser desintoxicar, a primeira coisa a fazer é parar de trazer toxinas para o seu corpo. E o lugar para começar é com a comida no prato.

Agora temos o alimento mais viciante e com maior quantidade de produtos químicos da história da humanidade.

O grande número de aditivos alimentares em uso hoje é impressionante. Mas a realidade perturbadora é que apenas as empresas que os fazem os declaram seguros. E eles fazem isso sem nenhum teste ou supervisão de agências governamentais .

Em um mar de toxinas, é bom saber que seu corpo consegue lidar muito bem com elas, na maioria das vezes.

Como alimentos desintoxicantes podem aumentar sua capacidade de desintoxicação

Pesquisas mostram que existem alimentos específicos que podem ajudar seu corpo a aumentar seu poder de desintoxicação.

Ao contrário de muitos programas e suplementos populares de “desintoxicação”, esses alimentos ajudam seu corpo a eliminar toxinas . E também fornecem muitos outros benefícios positivos à saúde.

Aqui estão 12 dos principais alimentos desintoxicantes:

Vegetais crucíferos e folhas verdes

Os vegetais crucíferos e as folhas verdes estão em quase todas as listas dos alimentos mais saudáveis do mundo – e os alimentos desintoxicantes não são exceção. Esta classe de vegetais com folhas inclui brócolis, couve-flor, repolho, entre outros.

Um estudo de 2015 publicado na revista Evidence Based Complementary Alternative Medicine relatou que vegetais crucíferos aumentam a saúde do fígado por meio de efeitos anticâncer, antiinflamatórios e antivirais . Eles também são ricos em fibras, o que estimula a excreção de toxinas pela bile e pelas fezes.

Espinafre e folhas de dente-de-leão, entre outros vegetais da lista, são excelentes fontes de clorofila, considerada o pigmento vegetal mais desintoxicante.

E o brócolis, em particular, tem sido associado à proteção contra a poluição do ar. Os brotos de brócolis também contêm enzimas que protegem contra produtos químicos cancerígenos.

Limão

Um estudo de 2014 publicado no Journal of Medicinal Food descobriu que o ácido cítrico dos limões pode proteger a função hepática e prevenir danos oxidativos (relacionados ao estresse) .

Outro estudo de 2014 publicado no Journal of Nutrition and Metabolism descobriu que a ingestão diária de limão – combinada com caminhada diária – ajuda a regular a pressão arterial .

Muitas pessoas optam por consumir água com limão para se saciar.

Tudo o que você precisa fazer é espremer limão fresco e orgânico em um copo de água para uma versão ampliada de H20.

Abacate

Apelidado de “a nova fruta favorita da América” devido ao seu aumento em popularidade, o abacate tem uma grande variedade de antioxidantes e outros nutrientes.

Um estudo de 2001 publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry descobriu que os ácidos graxos dos abacates ajudam a proteger contra os danos causados pela d-galactosamina, uma poderosa toxina hepática.

Chá Verde

O chá verde é universalmente considerado uma bebida boa para você. E tem sido usado como auxílio medicinal há milhares de anos.

Rico em antioxidantes, ajuda a manter o equilíbrio do corpo, protegendo contra os radicais livres que podem causar envelhecimento e doenças degenerativas.

O chá verde também tem sido frequentemente mostrado para ter um efeito protetor contra certos tipos de câncer.

Um estudo de 2007 publicado na revista Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention descobriu que um concentrado de chá verde aumentou a produção de enzimas de desintoxicação, que desempenham um papel fundamental na prevenção do câncer.

Maçãs

Esses lanches populares são ricos em pectina de fibra solúvel. A pectina ajuda a eliminar as toxinas da corrente sanguínea e a reduzir o colesterol LDL.

Um estudo de 2006 publicado na revista Phytotherapy Research descobriu que a pectina pode ajudar na excreção de toxinas, como mercúrio e chumbo.

Alho

Uma revisão de pesquisa de 2014 sobre os estudos sobre o alho publicados no Avicenna Journal of Phytomedicine descobriu que este vegetal picante tem uma série de benefícios à saúde.

Os pesquisadores descobriram que o alho pode inibir a ativação de carcinógenos, aumentar a desintoxicação e até mesmo proteger o DNA .

Chlorella

Com muitos efeitos positivos para tudo, desde o humor ao funcionamento do coração, alguns consideram esta alga verde brilhante um alimento maravilhoso.

Chlorella demonstrou ajudar no combate à depressão e ansiedade, reduzir o excesso de peso e diminuir o colesterol LDL. Também ajuda a reduzir a inflamação do fígado.

Quatro gramas ou mais (cerca de duas colheres de chá) por dia durante pelo menos oito semanas é a quantidade recomendada para dar início aos benefícios.

Se quiser, você pode misturá-lo ao seu suco matinal ou adicioná-lo a um smoothie!

Cúrcuma

Também conhecido como “açafrão indiano”, este maravilhoso tempero amarelo tem sido usado medicinalmente por quase 4.000 anos.

Em 2011, os editores de Herbal Medicine: Biomolecular and Clinical Aspects revisaram as evidências sobre essa especiaria ancestral.

Eles descobriram que ele tinha “atividades antibacteriana, antiviral, antiinflamatória, antitumoral, antioxidante, anti-séptica, cardioprotetora, hepatoprotetora, nefroprotetora, radioprotetora e digestiva”.

O principal ingrediente ativo da cúrcuma é a curcumina, que lhe confere sua cor amarela brilhante.

No entanto, se você comer apenas açafrão puro, pode não absorver muito.

Beterraba

Esses vegetais vermelhos brilhantes contêm altos níveis de antioxidantes e outras propriedades de promoção da saúde.

Mas a beterraba também é uma ferramenta de desintoxicação. Um estudo de 2015 publicado na revista Nutrients descobriu que o suco de beterraba pode amplificar enzimas específicas que sustentam o fígado e ajudam na desintoxicação.

Mirtilos

Além de deliciosos, os mirtilos são ricos em nutrientes e uma fonte abundante de antioxidantes .

Foi demonstrado que eles reduzem a pressão arterial, aumentam a saúde vascular, lutam contra o câncer, protegem os pulmões e previnem o mal de Alzheimer, entre outros efeitos.

No que diz respeito ao combate às toxinas, um estudo de 2011 publicado na revista Applied Physiology, Nutrition and Metabolism descobriu que as bagas aumentaram a atividade das células assassinas naturais do corpo, que lutam contra as células cancerosas.

Coentro

Algumas plantas podem se ligar a metais pesados e ajudar seu corpo a excretá-los.

Essas plantas são conhecidas como “quelantes” e esta saborosa erva é uma delas!

Um estudo de 2013 publicado no Scientific World Journal descobriu que o coentro pode aumentar a excreção de mercúrio e diminuir a absorção de chumbo.

Gengibre

Rico em fitoquímicos – os compostos saudáveis encontrados nas plantas – muitas pessoas usam o gengibre como auxiliar gastrointestinal .

Como os intestinos realizam muito trabalho de desintoxicação, o gengibre pode ajudar a aumentar a capacidade do corpo de processar alimentos e eliminar resíduos .

Uma revisão de pesquisa de 2013 publicada no International Journal of Preventive Medicine descobriu que o gengibre protege contra o estresse oxidativo, tem efeitos antiinflamatórios e anticâncer e oferece uma grande variedade de antioxidantes.

E então, o que achou dos 12 alimentos antioxidantes que lhe mostramos?

Caso queira acelerar ainda mais o processo, conheça nosso detox caps site oficial.

Ate a próxima!

You Might Also Like
Deixe um comentário